Off the record

Judite Sousa perpetua memória do filho a ajudar outros jovens

A jornalista e pivô da CNN Portugal continua a viver em função do filho, agora, com a determinação de homenagear a sua memória e perpetuar o seu nome. André Sousa Bessa tinha 29 anos quando faleceu no dia 29 de junho de 2014, na sequência de uma queda na piscina.

Conforme revelou nas redes sociais, Judite Sousa já compôs o testamento e deixou escrito que o seu património reverterá a favor da bolsa de estudo que criou em homenagem ao filho na School Business of Economics da Nova de Carcavelos, que “no ranking do Financial Times, voltou a ser considerada a melhor escola de negócios em Portugal.(SBE).

A jornalista confessou ter “uma ligação muito forte” com essa instituição, onde “o André tinha concluído o mestrado em finanças com média de 16 valores“. Por isso, o seu património será utilizado para manter a bolsa de estudos para jovens carenciados no ensino superior, que criouquando o André partiu“.

Escolhi três dos seus melhores amigos para zelarem pelo cumprimento da bolsa. A cópia do meu testamento encontra-se na SBE. Tenho tudo acertado nas intenções e nos actos“, revelou, constatando: “É isto que realmente faz da Vida algo demasiadamente importante. Tudo o resto é efémero“.

Lembro-me que um dos primeiros beneficiados era filho de pais tóxicodependentes. Hoje, é consultor numa multinacional. Um outro jovem, apoiado pela bolsa que tem o nome do meu filho, comunicou-me entretanto que tinha sido contratado pelo Banco Central Europeu, em Frankfurt“, contou orgulhosa.

Na semana em que faz oito anos que o filho faleceu, Judite confessou que “não podia deixar de expressar” o seu “agradecimento público a esta instituição“.