Atualidade

Morreu William Hurt, ator norte-americano vencedor do Óscar de Melhor Ator

O ator norte-americano William Hurt, morreu este domingo aos 71 anos.

A notícia foi partilhada pelo filho do ator: “É com grande tristeza que a família Hurt lamenta a morte de William Hurt, amado pai e ator vencedor do Óscar, em 13 de março de 2022, uma semana antes do seu 72º aniversário. Morreu tranquilamente, entre a família, de causas naturais. A família pede privacidade neste momento“. Embora a família diga que morreu de  “causas naturais”, em maio de 2018 foi publico que William Hurt sofria de cancro terminal na próstata.

A carreira de William Hurt começa com o teatro. Hurt quis ser padre, mas acabou por abandonar os estudos de Teologia no último ano pela Arte Dramática, conseguindo a entrada na prestigiada escola Juilliard de Nova Iorque, ganhando logo um prémio para a sua estreia “off-Broadway” em 1977 e um Theatre World Award no ano a seguir.

Tornou-se famoso com o cinema e entre as primeiras produções cinematográficas estão “Noites escaldantes” (1981) e “Os amigos de Alex” (1983), ambos realizados por Lawrence Kasdan.

Nos anos 1980 ainda entrou em três filmes que lhe valeram nomeações para os Óscares: “O beijo da mulher aranha” (1985), “Filhos de um deus menor” (1986) e “Edição Especial” (1987).

Conquistou o Óscar de melhor ator principal com “O beijo da mulher aranha”.

Em 1985, William Hurt também esteve nomeado para o Tony, os prémios de teatro, pela participação na produção da Browdaway “Hurlyburly”.

William Hurt integrou também o elenco de algumas das produções da série da Marvel, como “O incrível Hulk” (2008), “O primeiro vingador: A Guerra dos Heróis” (2016) e “Vingadores: Endgame” (2019).