Atualidade

Morreu Peter Fonda: “Celebrem o seu espírito indomável”

Peter Fonda, imortalizado no filme Easy Rider, morreu sexta-feira, 16 de agosto, aos 79 anos, vítima de insuficiência respiratória provocada por cancro no pulmão, disse a sua família em comunicado à People.

É com profunda tristeza que partilhamos a notícia de que Peter Fonda faleceu“, disse a família. Peter Fonda pertencia a uma família de artista, era filho de Henry Fonda, irmão de Jane Fonda, e pai da atriz Bridget Fonda. Era casado com Margaret DeVogelaere – o seu terceiro matrimónio – do qual nasceu um filho, Justin.

[Peter] faleceu pacificamente na manhã de sexta-feira, 16 de agosto, às 11:05 da manhã em sua casa em Los Angeles, cercado pela família. A causa oficial da morte foi insuficiência respiratória devido ao cancro de pulmão“.

Em um dos momentos mais tristes de nossas vidas, não podemos encontrar as palavras apropriadas para expressar a dor nos nossos corações. Enquanto choramos, pedimos que respeite a nossa privacidade“, diz ainda o comunicado.

E, enquanto lamentamos a perda deste homem doce e gracioso, também desejamos que todos celebrem o seu espírito indomável e amor à vida. Em homenagem a Peter, por favor, faça um bride à liberdade” concluiu a nota da família Fonda.

Peter Fonda foi nomeado para os Óscares pelo argumento original em Easy Rider e pelo seu trabalho como ator principal em Laços de ouro (Ulee’s gold, de 1997).

A morte do ator acontece no ano do 50.º aniversário do lançamento de Easy Rider, estreado em 14 de Julho de 1969. A data será comemorada com uma projeção no dia 20 de setembro no Radio City Music Hall de Nova Iorque. O filme, que foi protagonizado por Fonda, Jack Nicholson e Dennis Hopper (e realizado por este), será exibido em sincronia com uma interpretação ao vivo da banda sonora. Sob a direção musicla de T Bone Burnett, deve atuar John Kay, dos Steppenwolf, para o tema Born To Be Wild, e Roger McGuinn, dos The Byrds, entre outros.

Easy Rider é a história de dois motociclistas que descobrem uma América em plena revolução cultural, quando duas gerações se chocaram sobre os costumes e os valores.