Atualidade

Morreu Madeleine Albright, a primeira mulher secretária de Estado dos EUA

Madeleine Albright, a primeira mulher secretária de Estado norte-americana, morreu esta quarta-feira, aos 84 anos.

Madeleine Albright foi vítima de cancro. “É de coração partido que anunciamos que a Dr.ª Madeleine K. Albright, a 64.ª secretária de Estado dos EUA e a primeira mulher a ocupar aquele cargo, morreu esta manhã”, referiu a família em comunicado.

A causa foi o cancro. Ela estava rodeada pela família pelos amigos. Perdemos uma mãe amorosa, uma avó, uma irmã, uma tia e uma amiga”, acrescenta a nota.

Madeline Jana Korbelova, nasceu em Praga (na antiga Checoslováquia) e foi como refugiada para os EUA em 1948, tinha 11 anos. Em 1957, tornou-se cidadã norte-americana.

Foi a primeira mulher a ocupar o cargo secretária de Estado, entre 1997 e 2001, durante a administração de Bill Clinton. No primeiro mandato de Clinton, tinha sido embaixadora dos EUA nas Nações Unidas.

Em 2012, o então presidente Barack Obama entregou-lhe a Medalha da Liberdade, a mais alta distinção atribuída a um civil nos EUA.

Nunca esteve na linha de sucessão para a presidência, por ser natural da antiga Checoslováquia.

Segundo o The New York Times, foi já como secretária de Estado que Madeleine Albright aceitou as provas do passado que desconhecia. Descobriu que a família era judia e que os pais se tinham convertido ao catolicismo durante a II Guerra Mundial, escondido esse facto dos filhos. Descobriu também que 26 membros da família, incluindo três avós, tinham morrido no Holocausto.