Atualidade

Morreu aos 24 anos Constança Braddell

A luta de Constança Braddell chegou ao fim. Morreu este domingo, 11 de julho, vítima de fibrose quística, tinha 24 anos.

A jovem que ficou conhecida depois de um forte apelo para que as autoridades de saúde portuguesas aprovassem o medicamento Kaftrio/Trikafta, que trata fibrose quística, uma condição genética que está associada a problemas pulmonares e nutricionais, estava internada há vários dias, num hospital de Lisboa.

Constança estava a ser submetida ao tratamento com o fármaco e a batalhar para que fosse generalizado pelo Serviço Nacional de Saúde a todos os pacientes com fibrose quística.

A notícia foi avançada pela família através de um comunicado nas redes sociais de Constança. “É com grande tristeza que hoje, dia 11 de julho, pouco depois das 14h, a nossa querida Constança nos deixou“, começam pr anunciar.

A Constança viveu constantemente a sua vida com um admirável positivismo e entrega. Nunca tomou nada por garantido, apreciando cada momento da sua vida como se fosse o seu último“, sublinha o comunicado.

A família agradece “a todos os que se juntaram recentemente para ajudá-la a celebrar a Vida – é graças a todos e cada um de vós que ela viveu os mais extraordinários últimos meses da sua vida feliz e esperançosa“.

A Constança mostrou ao mundo o significado de “Acreditar” e tornou-se numa inspiração para todos nós. Ela será e permanecerá sempre uma fonte de inspiração. Aquela com o sorriso mais contagioso, que radiava energia e uma força de espírito inigualável“, termina o comunicado que realça ainda a “guerreira” que Constança Braddell foi .