Atualidade

Morreu o ator e dramaturgo Sam Shepard, vítima de esclerose

A morte ocorreu na quinta-feira, 27 de julho, mas só esta segunda-feira, dia 31, é que a família revelou a notícia.

Sam Shepard, ator, dramaturgo, realizador e argumentista morreu na sua casa em Kentucky, nos Estados Unidos da América. Tinha 73 anos e morreu em consequência da esclerose lateral amiotrófica de que padecia.

Um dos mais importantes dramaturgos norte-americanos foi galardoado, em 1979, com o prémio Pulitzer na categoria drama pela sua peça ‘Buried Child’. Entre os seus trabalhos contam-se 44 peças, vários livros, ensaios e memórias.

No cinema, Sam Shepard fica ligado a várias produções como autor, nomeadamente, de ‘Paris Texas’, filme de Wim Wenders no qual assinou o argumento e que conquistou a Palma de Ouro em Cannes, e ‘Deserto de Almas’, de Michelangelo Antonioni.

Como ator, entrou recentemente na série ‘Bloodline’, da plataforma Netflix, e esteve nomeado para os Óscares em 1984 pela participação no filme ‘Os eleitos’, de Philip Kaufman. Entrou ainda em ‘Dias do paraíso’, de Terrence Malick.

Participou ainda em filmes como ‘O Diário da Nossa Paixão’, ‘Marido por Acidente’, ‘Jogo Limpo’ e ‘Mata-os Suavemente’, entre muitas outras longa-metragens.

Nascido a 5 de novembro de 1943 em Fort Sheridan, Illinois, Sam Shepard começou a escrever poesia e a representar ainda na adolescência e, mais tarde, quando estudava para ser veterinário decidiu juntar-se a um grupo de teatro e depois rumou a Nova Iorque.

‘Cowboys’, ‘The Rock Garden’ e ‘La turista’, esta uma alegoria sobre a Guerra no Vietname, foram as primeiras peças de teatro que escreveu, na década de 1960. Nos anos seguintes receberia vários prémios Obie, de teatro, por diversos textos dramatúrgicos.

Tocou bateria e guitarra no grupo rock Holy Modal Rounders, viveu com Patti Smith e Jessica Lange, com quem teve dois filhos (Hannah Jane Shepard e Samuel Walker Shepard), sendo ainda pai de Jesse Mojo Shepard (fruto da relação com a atriz O-Lan Jones), e chegou a integrar, na década de 1970, a digressão ‘Rolling Thunder Revue’, de Bob Dylan.

Em Portugal tem publicados vários títulos, entre os quais ‘Loucos por amor’, ‘Crónicas americanas’ e ‘O grande sonho do paraíso’.

‘Never here’, filme de Camille Thoman exibido em junho passado no Festival de Cinema de Los Angeles, foi a mais recente participação de Sam Shepard em cinema.