Saúde & bem-estar

‘Dar a Volta ao Cancro’ – pretende apoiar o doente oncológico e cuidadores

Para apoiar doentes oncológicos, suas famílias e cuidadores, a empresa farmacêutica Sanofi lança neste Dia Mundial das Redes Sociais, 30 de junho, a iniciativa ‘Dar a Volta ao Cancro’. Esta comunidade digital pretende fazer chegar ao doente oncológico, e ao universo de pessoas que o acompanham, informação útil e credível, não apenas centrada na doença, mas alinhada com os desafios diários que estes enfrentam.

O tópico cancro apresenta um elevado número de pesquisas, no entanto, os temas relacionados com aconselhamento/como viver com cancro assumem-se como pouco desenvolvidos em Portugal. Além disso, a maioria da informação disponibilizada ao doente oncológico adota um carácter formal e analítico, e menos dirigido a preocupações reais específicas do doente oncológico e dos seus cuidadores, famílias e amigos.

Ultimamente, e tendo em conta o contexto pandémico, as Redes Sociais têm assumido uma importância crescente na vida de todos, mas mais ainda na vida de todos os que lidam com a complexidade da doença Oncológica.

‘Dar a Volta ao Cancro’, através de uma comunicação clara e pessoal, pretende fomentar a discussão e a partilha de experiências nas duas principais redes sociais, o Facebook e Instagram.

Esta iniciativa, através de uma comunidade digital inclusiva e aberta ao diálogo quer ajudar a responder às reais necessidades do doente oncológico, dos seus cuidadores, família e amigos. Não queremos criar apenas mais uma comunidade para falar para as pessoas, queremos ajudá-las a dar a volta por cima, proporcionando informação sobre bem-estar psicológico, exercício, comunidade, hábitos, nutrição, entre outras“, afirma Francisco del Val, Country Lead Sanofi Portugal.