Saúde & bem-estar

Quantas vezes precisa um casal de fazer sexo para ser feliz?

Não existe um número mágico de relações sexuais que garanta a felicidade, mas sabe-se que, fazemos mais sexo quando estamos felizes.

A ideia de que quanto mais sexo, melhor, não é corroborada por algumas pesquisas.

Um estudo realizado pela Universidade de Toronto, no Canadá, revelou que o ideal é ter relações sexuais uma vez por semana.

Os cientistas analisaram dados de 30 mil americanos, para estabelecer a relação ideal entre sexo e felicidade. O estudo também mostrou que fazer sexo mais do que uma vez por semana não estava necessariamente relacionado a uma perceção mais alta de felicidade.

Outra pesquisa, realizada na Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, concluiu que o ato sexual, sozinho, não é responsável por aumentar o nível de felicidade.

A pesquisa foi feita com 128 casais heterossexuais, de idades entre 35 e 65 anos, que foram divididos em dois grupos. Um deles não recebeu qualquer instrução quanto à quantidade de vezes que poderia ou deveria fazer sexo. Ao outro grupo foi pedido que dobrasse essa frequência.

Verificou-se que o segundo grupo fez mais sexo do que o outro, no entanto os níveis de perceção de felicidade não foram mais altos comparados ao primeiro. Até decaíram, levando os investigadores a acreditar que a “obrigação” de ter relações sexuais pode ter roubado o desejo e a satisfação do casal.

A frequência deve atender ritmo e vontade do casal.