Atualidade

Rainha Isabel II completa hoje 95 anos de vida

A rainha Isabel II está hoje de parabéns pelo 95.° aniversário. Este primeiro aniversário após a morte do marido, será passado no Castelo de Windsor, com os eventos cancelados e com o luto ainda em vigor no país. Não haverá salvas de tiros nem retrato oficial. Os dois estiveram casados 73 anos.

A 21 de abril de 1926, Sua Alteza Real Elizabeth Alexandra Mary nascia no bairro londrino de Mayfair, Londres, e 25 anos depois tornar-se-ia Rainha.

É provável que ao longo da sua vida tenha vivido muitos aniversários diferentes, melhores e piores, mas este será certamente o mais solitário e triste da sua longa vida. É o primeiro dia 21 de abril em mais de sete décadas que ela passa sem o seu marido, sem o seu companheiro e sem o seu grande apoio, o Duque de Edimburgo.

Aos 13 anos, apaixonou-se e casou contra a opinião da Família Real, obtendo a permissão do Rei George VI para se casar em 1947.

Agora, 73 anos depois, a (Isabel) Elizabeth II aprende a viver e a reinar sem a ajuda do seu leal braço direito, que faleceu há apenas há duas semanas.

De cabeça baixa e sozinha, assistiu ao funeral do marido na capela de St George no Castelo de Windsor. Quatro dias depois daquele momento triste, vive o 95º aniversário.