Atualidade

Príncipe Philip planeou o seu próprio funeral, que terá alterações devido à Covid

O Príncipe Philip, Duque de Edimburgo morreu esta sexta-feira, aos 99 anos.

As cerimónias fúnebres irão acontecer no Castelo de Windsor, na capela de St. George. Sabe-se também que o duque de Edimburgo, que iria completar 100 anos em junho, ajudou a planear o seu próprio funeral e tinha deixado expresso o desejo de ser sepultado nos terrenos do castelo de Windsor. O marido da Rainha Isabel II elegeu o espaço dos jardins privados, um local que lhe era muito especial.

No entanto, as espectativas são que o corpo do consorte da Rainha seja levado, para o Royal Vault, onde já se encontram os corpos do pai da rainha Isabel II, o rei George VI e o do avô, George V.

Os detalhes da cerimónia foram preparados ao longo de muitos anos sob o código Operação Forth Bridge.

Por insistência do príncipe não haverá um funeral de estado, mas um evento mais discreto conhecido oficialmente como um funeral cerimonial real. Ele queria que as suas conquistas militares e os seus esforços de conservação fossem reforçados na sua despedida.

O funeral está previsto acontecer oito dias após sua morte. Isso definirá a data para a cerimónia como sábado, 17 de abril. O evento, será televisionado.

A família real pediu aos cidadãos que considerassem fazer uma doação a uma instituição de caridade em vez de deixarem os tradicionais tributos florais em memória do príncipe.

Devido à crise do coronavírus, os organizadores estão preocupados em não atrair grandes multidões. As regras atuais sobre funerais na Inglaterra permitem apenas 30 pessoas na cerimónia, que devem distanciar-se socialmente se não morarem juntas.

Aguardam-se informações sobre esses planos que ainda não foram anunciadas oficialmente pela Família Real.