Lifestyle

O que é packaging e a sua importância no ecommerce?

O mundo do eccomerce é grande e continua a crescer exponencialmente. E com isso, são cada vez maiores os desafios para deixar um cliente satisfeito.

O conceito de venda com um valor agregado não é novo. A concorrência é cada vez mais feroz e a venda de valor agregado é uma necessidade absoluta. Agregar valor ao seu produto e à sua marca, faz com que o cliente pense: “Isto é muito mais do que eu estava à espera”. Isto ajuda-os a permanecerem leais e deixa uma associação positiva com a marca.

As primeiras impressões contam. Quando se fazem compras online, o primeiro contacto físico que os clientes têm com uma marca, é quando recebem a embalagem do produto encomendado. Esta é uma oportunidade única para as marcas causarem uma impressão favorável e fortalecerem a sua identidade de marca.

A embalagem da marca é uma das formas que a marca tem de agregar valor à compra do seu cliente. Para saber mais sobre este tema, consulte Envelopes Online Portugal.

Algum tempo atrás a Amazon colocou publicidade de terceiros na sua embalagem.

Os especialistas do setor, esperam que esta forma de publicidade, venha também a ser adotada por outras empresas.

Quer sejam embalagens de luxo ou cross-marketing, existe já um padrão estabelecido: os clientes não só se preocupam com o produto que recebem, mas também com o aspeto da embalagem. Num inquérito realizado pela Dotcom Distribution, mais de um terço dos 524 compradores inquiridos, disseram que uma embalagem cuidada, afeta a sua perceção da marca desse vendedor. Isso torna-se ainda mais significativo quando adicionamos a social media à equação. Trinta e nove por cento dos compradores online, partilham uma imagem ou vídeo nos seus perfis de redes sociais, criando um efeito cascata nas marcas.

Embora as marcas premium usem embalagens de luxo por algum tempo, existem outras soluções, como são os casos das embalagens reversíveis e das embalagens retornáveis. Com a embalagem reversível, a sua parte interna da caixa de papelão, apresenta um padrão de impressão semelhante ao de papel de presente. Assim que a caixa for recebida pelo cliente, ela pode ser revertida para se transformar em uma caixa de presente atraente.

A empresa Amazon escolheu outro caminho. A empresa aceitou publicidade de terceiros nas suas embalagens de entrega. As primeiras embalagens tinham nas caixas, os Minion amarelos em forma de pílula do filme “Meu malvado”. A colocação de publicidade nas caixas, pode gerar receita adicional. Embora os especialistas do setor afirmem que este é um modelo que pode funcionar para empresas de logística como UPS e Seur, eles também acham que não será uma tendência permanente, já que os anúncios perderiam rapidamente o interesse, se se tornassem comuns.

Uma outra empresa de embalagens, desenvolveu uma tecnologia que ajuda as empresas a aproveitarem ao máximo as suas embalagens de comércio eletrónico. A empresa desenvolveu uma forma de imprimir diretamente em unidades de papelão. Isso elimina a necessidade de impressão de etiquetas litográficas e economiza custos e tempo no processo. Por outro lado, é ecologicamente correto, pois a impressão direta na caixa é totalmente reciclável, de acordo com a empresa. “Com mais e mais pessoas usando este método de pedido e entrega, ela torna-se bastante prática e pode ser utilizada para as marcas cruzadas, falado acima”.

Uma outra tendência também percebida: Quanto mais luxuoso for o item enviado, mais discreto será o exterior da embalagem. Isso é feito, para não dar nenhuma indicação do valor que está dentro da caixa, aumentando a segurança durante o processo de transporte e entrega e minimizando dessa forma, os furtos.