Lifestyle

Saldos: 10 dicas fundamentais

É difícil não se sentir tentado com as palavras “Saldos”, “Promoções” ou “Liquidação Total”. Não se preocupe, não está sozinho. Todas as estações, mulheres (e homens) de quase todas idades, credos, raças e quocientes de inteligência perdem a cabeça naquilo que parecem as oportunidades de uma vida. O importante é fazer os seus trabalhos de casa e perceber o que quer, o que precisa e quais são os melhores negócios. A Move Notícias ajuda-o a fazer compras inteligentes com 10 dicas indispensáveis.

 

  • Olhe para o seu roupeiro

Está demasiado cheio? Não tem espaço para guardar mais nada e mesmo assim quer atacar as lojas? Então é altura de fazer uma limpeza! Tem peças que nunca usou, que estão apertadas de mais, que não a favorecem ou que não estão em boas condições? Então é altura de pensar se as vende, leva a uma costureira, dá a uma amiga ou entrega num sistema de reciclagem. Posto isto, veja aquilo que lhe faz realmente falta no seu estilo de vida.

armario

  • Defina os seus básicos

Não use uma tendência só porque o é. Não compre uma peça só porque viu noutra pessoa. Pense nas peças que usa repetidamente. Não tenha medo de comprar a mesma peça em 3 cores diferentes se lhe vai dar utilidade.

Existem cerca de 20 peças básicas que ficam bem e fazem falta a quase todas as mulheres. Qualquer uma delas pode ser encontrada numa variedade de estilos adequados a diferentes personalidades: gabardine, sobretudo, casaco de ganga, blazer, cardigan, casaco de pele, jeans, leggins, calças chino, saia pincel, vestido preto, camisola de malha, t-shirt em “V”, camisa branca, botas, stilettos, sandálias de tiras, ténis brancos, sabrinas e mocassins. Esta lista pode e deve ser adaptada ao seu estilo de vida.

  • Conheça o seu corpo e saiba como enaltecê-lo

Seja qual for o seu tipo de corpo, o corte mais favorecedor é sempre o cintado. Calças de cintura subida, saias pincel ou rodadas, vestido linha A e crop tops vão sempre elevar o seu look. Fuja a peças que lhe cortem as articulações e que terminem em zonas como os cotovelos ou os joelhos.

 

  • Pesquise online

Mesmo que não compre só ganha tempo em visitar os sites das suas marcas favoritas. Porquê? Pode filtrar as suas pesquisas consoante as suas necessidades e encontrar rapidamente a peça ideal para si. Tem ainda a possibilidade de ver como é que fica vestida e muitos sites já disponibilizam informações como a composição da peça, o tipo de lavagem, a altura da modelo e o tamanho que está a usar. Abra as peças em novos separadores do seu browser e compare-as entre si. Quando souber o que quer anote a referência e dirija-se à loja mais próxima. Se conseguir, telefone para a loja para saber se têm a peça ou reserve online.

shop-online

  • Agende um dia para os saldos

Não tenha pressas, mas estabeleça horários. Leve companhia mas só se a pessoa for sincera e tiver disponibilidade para a ajudar. Vá alimentada, hidratada, leve snacks e uma garrafa com água. Vai passar algum tempo em filas e as lojas podem ser esgotantes, como luzes fortes, música alta e temperaturas oscilantes. Se for as compras com fome ou sede poderá tomar decisões apressadas e desadequadas. Leve roupa interior que não a marque e peças básicas que sejam facilmente combináveis.

  • Defina um budget e não pague roupa a crédito

O ideal é que estabeleça um valor de custo por cada peça que precisa e levante apenas a quantia definida. Desta forma, gere melhor o que tem e evita compras por impulso. Acima de tudo, não gaste o dinheiro que não tem. Afinal, é apenas roupa!

budget

  • Olhe para os preços e tamanhos antes de provar

Não vale a pena levar para o provador uma peça que não lhe serve, principalmente se estiver pequena de mais. Uma peça grande pode ser cortada mas a uma pequena não pode ser acrescentado tecido. Se não se imagina a pagar aquele preço mais vale não se apaixonar. Se não consegue parar de pensar nela volte à loja e experimente. E se a quiser realmente junte dinheiro para a comprar.

  • Escolha peças resistentes ao tempo…

As peças que resistem ao tempo têm tons sólidos, cortes intemporais, linhas limpas e são feitas de materiais de qualidade. Nunca invista muito dinheiro numa peça neon ou estampada. Padrões como risca diplomática, xadrez ou chivrons resistem a décadas mas pied de poule, paisleys ou florais podem facilmente tornar-se datados.

…e a um dia fora de casa

De que lhe serve ter um vestido maravilhoso se ele fica amarrotado após 30 minutos de automóvel ou a uma viagem de avião? Materiais como a ganga, malha, lã, bombazine, caxemira ou pele dificilmente amarrotam enquanto a seda, o linho e o algodão tendem a amarrotar-se facilmente. Já que as lojas passam tudo o que está exposto a vapor, pegue num canto do tecido e aperte-o com a sua mão durante 30 segundos. Se não amarrotar é uma boa escolha!

  • Conforto e certeza acima de tudo

Viva a peça antes de a comprar. Sente-se, movimente-se, ande pela loja, perceba se é confortável. Tire fotos de todos os ângulos e tente encontrar defeitos na execução e no cair. Se passar a todos estes testes, descanse! Já fez tudo o que podia fazer! Compre!

selfie