Lifestyle

Mattel lança Barbie em homenagem à primeira mulher a votar nos EUA

Em tempos de eleições, a Mattel homenageou a primeira mulher a votar nos EUA – a feminista Susan B. Anthony – com o lançamento de uma Barbie à sua imagem.

A Barbie de Susan B. Anthony entrou para a linha de “mulheres inspiradoras” do maior fabricante do mundo de brinquedos.

Juntamente com o National Susan B. Anthony Museum & House, a Mattel lançou a nova boneca que faz parte da coleção “The Inspiring Women Series”, que homenageia mulheres que fizerem história no mundo.

A escritora, professora, ativista feminista, reformadora e abolicionista americana que exerceu um papel crucial no movimento progressista e na luta das mulheres pelo direito ao voto, tem agora uma boneca com edição limitada.

A boneca tem uma aparência semelhante à de Anthony, que morreu em 1906 aos 86 anos. Apresenta-se com um vestido comprido preto com pormenores em renda e um broche de camafeu, óculos e o cabelo puxado para trás num coque.

A embalagem tem a assinatura de Susan e uma foto do movimento sufragista.

Ficamos muito satisfeitos que a equipa de design da Mattel nos contatou no início do projeto, demonstrando o seu interesse numa boneca e numa embalagem que refletisse a vida e o trabalho de Susan B. Anthony“, conta Deborah L. Hughes, presidente e CEO da Anthony Museu, em comunicado.

O lançamento é especialmente significativo porque 2020 marca o 75º aniversário do museu, o 200º aniversário de Anthony, bem como o 100º aniversário da 19ª Emenda, que deu às mulheres o direito de voto. Foi conquistado por Susan B. Anthony que, ao tentar registar o seu voto nas eleições presidenciais de 1872 foi presa e submetida a um julgamento acompanhado pela imprensa.

A prisão da ativista deu início ao movimento sufragista, que lutava pelo direito ao voto feminino. Apenas 14 anos após a sua morte, os EUA criou a 19ª Emenda que permitiu que mulheres votassem em todo o país.

A Susan B. Anthony Barbie Inspiring Women Doll custa US$29,99, no site oficial da Barbie.