Atualidade

Barbie Awards homenageia mulheres inspiradoras

Pelo terceiro ano consecutivo, os Barbie Awards regressaram para distinguir uma série de mulheres inspiradoras para as crianças Portuguesas. A edição deste ano aconteceu quinta-feira, dia 11 de outubro, Dia Internacional das Raparigas, em Lisboa, e homenageou Ana Moura, Cláudia Vieira, Conceição Queiroz, Gisela João, Joana Schenker, Joana Vasconcelos, Madalena Amaral, Raquel Strada, Telma Monteiro e Zita Martins que receberam bonecas one-of-a-kind idênticas a si.

A Barbie quer com estes awards divulgar exemplos de mulheres Portuguesas modelo, que continuam a inspirar mais meninas pelo mundo inteiro. Porque pensar que podem ser o que quiserem é o início, mas ver alguém que realmente conseguiu faz a diferença.

Para marcar o Dia Internacional das Raparigas a Barbie anunciou em todo o mundo, uma iniciativa de longo prazo, denominada ‘Dream Gap Project’, que tem como objetivo chamar a atenção para os fatores limitadores que impedem as meninas de acreditarem no seu verdadeiro potencial.

Homenageadas de 2018:

Ana Moura é considerada uma das mais bem sucedidas fadista dos século XXI, tendo já vendido mais de um milhão de discos pelo mundo. Lançou o primeiro disco ‘Guarda-me a vida na mão’ em 2003, seguindo-se cinco novos projetos, os últimos ‘Leva-me aos Fados’(2009), ‘Desfado’ (2012) e ‘Moura’ (2015), que contribuiram para a divulgação do fado, patrimonio nacional, pelo mundo.

Cláudia Vieira iniciou a carreira na televisão com a série de humor ‘Maré Alta’, na SIC, mas foi na segunda temporada de ‘Morandos com Açúcar’, da TVI, que alcançou a fama. Desde então é habitual vê-la nas novelas de horário nobre, a apresentar programas como o ‘Idolos’ ou ‘Agarra a Música’ e a fazer trabalhos de modelo.

Conceição Queiroz tornou-se uma das jornalistas televisivas mais carismáticas. Jornalistas desde 1994, passou pelo grupo Semanário, Rádio Clube Português, foi diretora de informação da Televisão de Cabo Verde, e tornou-se grande reporter na TVI, onde esteve em reportagem em Angola, Reino Unido, Moçambique, Uganda, África do Sul, e num dos maiores campos de refugiados do mundo, no Quénia. O seu trabalho foi distinguido por uma dezena de prémios: entre os galardões que recebeu encontram-se os da Unesco, da Liga Portuguesa Contra o Cancro e da AMI – Jornalismo Contra a Indiferença.

Gisela João começou a cantar fado aos 16 anos no Adega Lusitana, em Barcelos. Mudou-se para o Porto para estudar Design, mas a paixão pelo Fado levou-a até Lisboa. Depois de alguns anos a cantar em casas de fados e a fazer colaborações, Gisela conseguiu gravar o primeiro disco a solo ‘Gisela João’ em 2013. Seguiu-se ‘Nua’, em 2016, considerado pela revista Blitz o 2º melhor álbum português de 2016.

Joana Schenker é uma atleta portuguesa de bodyboard. Em 2017, sagrou-se campeã mundial de bodyboard, sendo a primeira portuguesa a conseguir este feito. Joana começou a praticar bodyboard aos 13 anos, em Sagres. Aos 14 anos já competia. Atualmente, tem também uma escola da modalidade com o namorado e treinador em Sagres.

Joana Vasconcelos é uma das artistas plásticas portuguesas de maior renome. Ganhou destaque internacional depois de ter sido convidada para fazer uma exposição no Palácio de Versalhes, em 2012, e ter representado Portugal na Bienal de Veneza, no ano seguinte, mas o seu trabalho começa em 1996. Entre as obras mais aclamadas destacam-se ‘A noiva’ (2001-2005), ‘Coração Independente Dourado’ (2004), Donzela (2007), Valquiria Enxoval (2009) ou ‘Pop Galo’ (2016).

A Superintendente Madalena Amaral foi a primeira Comandante mulher do Comando Regional da Madeira da Polícia de Segurança Pública. Liderou a esquadra da Madeira como superintendente e encontra-se atualmente na reforma depois de 37 anos em função.

Raquel Strada é actriz, apresentadora, blogger e escritora. Esta jovem multifacetada estreou-se na série televisiva ‘O Diário de Sofia’, em 2004, na RTP, passou pelo ‘Dá-lhe Gás’ ao lado de Diogo Morgado, e por projetos como ‘Floribela’, ‘Rebelde Way’, enquanto atriz passando para a apresentação com ‘Super Model of the World’, também na SIC. Em 2016, lançou o blogue ‘Blue Ginger’, onde fala sobre a sua grande paixão, a moda, e no ano seguinte lançou o primeiro romance ‘Enquanto acreditar em ti’.

A judoca Telma Monteiro conquistou a Medalha de Bronze nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, na categria -57kg. É a atleta mais titulada do judo português, com cinco títulos de campeã da Europa, quatro títulos de vice-campeã mundial, entre outros feitos relevantes a nível internacional. Foi escolhida, em 2012, para ser a porta-estandarte da comitiva portuguesa dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Em 2018, conquistou uma medalha de ouro na Rússia.

Zita Martins é astrobiologa, formada no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, faculdade onde leciona atualmente. Zita explora a forma como a vida na Terra surgiu através da análise de componente orgânicos encontrados em amostras de meteoritos. Considerada uma das maiores especialistas do mundo na astrobiologia, Zita saiu do Imperial College de Londres e trouxe para Portugal todos os projetos de investigação internacionais em que participa, incluindo as duas missões da Agência Espacial Europeia (ESA) na ISS, uma das quais onde se pretende averiguar a existência de vida em Marte.

Veja as fotos: