Saúde & bem-estar

Dia Mundial do AVC – “Não deixe que seja você”

No âmbito do Dia Mundial do AVC, que se assinala no dia 29 de outubro, a Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) junta-se à campanha internacional da Organização Mundial do AVC (World Stroke Organization – WSO) “Junte-se ao movimento para prevenir o AVC” e alerta para que uma em cada quatro pessoas irá sofrer um AVC ao longo da vida e que a adoção de medidas de prevenção pode contribuir para diminuir o risco e número de vidas perdidas todos os anos devido ao AVC.

O AVC continua a ser a principal causa de mortalidade em Portugal, sendo também a principal causa de morbilidade e de potenciais anos de vida perdidos. Os números são reais e estimamos que, por hora três portugueses sofrem um AVC, sendo que um destes não sobrevive e um ficará com sequelas incapacitantes. Desta forma, a SPAVC associa-se à WSO nesta data para alertar para a importância da sensibilização da população e para o papel de medidas de prevenção e controlo dos fatores de risco cerebral, sendo esta uma das grandes mensagens que procuramos reforçar junto dos portugueses” afirma o Prof. Castro Lopes, presidente da Direção da SPAVC e médico neurologista.

A campanha “Junte-se ao movimento para prevenir o AVC” representa uma chamada de atenção que múltiplas sociedades e associações ligadas ao AVC dirigem a toda a população neste dia. O principal objetivo desta campanha é reforçar o papel de cada indivíduo e passar a mensagem de que é possível prevenir a ocorrência de AVC, na maior parte dos casos, através da adoção de algumas medidas simples. “A prática de exercício físico é a atividade mais simples e de eficácia comprovada na prevenção do aparecimento dos fatores de risco cerebral, no seu controlo e na prevenção primária e secundária do AVC, daí a sua relevância para comemorar esta data. Além disso, é importante vigiar os valores da tensão arterial, do colesterol e do ritmo cardíaco, não fumar e adotar uma alimentação saudável“, explica o Prof. Castro Lopes.

Para promover o movimento no mundo e partilhar a mensagem de que um estilo de vida ativo ajuda a diminuir o risco de AVC, a WSO lança o desafio de “dançar como se ninguém estivesse a ver“, criando a maior cadeia de movimentos de dança do mundo. Para participar, basta ter um telemóvel com câmara e acesso à internet, de forma a partilhar o desafio. É simples, divertido e ajudará a disseminar informação que permitirá salvar vidas.

Em primeiro lugar, a campanha desafia à gravação, através do smartphone, de uma sequência de quatro movimentos de dança (à escolha ou selecionando um dos movimentos sugeridos pela WSO). Depois, basta partilhar o vídeo dos movimentos de dança numa rede social à escolha, marcando três amigos/seguidores para que façam o mesmo, com a seguinte descrição: Aceitei o desafio da @WStrokeCampaign de partilhar os meus movimentos de dança para sensibilizar para a prevenção do AVC. Desafio @_____ @_____ @_____ para iniciarem a vossa dança a partir do meu último movimento, adicionando 3 novos passos de dança. Adicionem 3 amigos na partilha para não quebrarem a corrente! #1in4 #JoinTheMovement www.worldstrokecampaign.org.

O presidente da SPAVC alerta ainda que “além da prevenção, é importante reforçarmos junto dos portugueses que, após o início dos sintomas, as primeiras horas são cruciais, uma vez que a janela temporal que garante a eficácia dos principais tratamentos dura apenas algumas horas. Se as pessoas souberem reconhecer os sinais de alerta do AVC, os chamados 3 F’s (falta de Força num braço, desvio da Face e dificuldade na Fala) e, perante o aparecimento de um deles, acionarem de imediato o 112, será possível encaminhar os doentes rapidamente para os hospitais capazes de administrar os tratamentos adequados“.

Para instituir processos sobre a educação relativa ao AVC nas comunidades, a SPAVC estabeleceu ainda uma parceria com a campanha FAST Heroes 112, um projeto da Iniciativa Angels destinado a educar crianças dos 5 aos 9 anos de idade sobre como reconhecer os sintomas de AVC e como contactar corretamente uma ambulância, também em divulgação ativa neste Dia Mundial do AVC como parte da estratégia global da WSO. A FAST Heroes é uma iniciativa da Boehringer Ingelheim International GmbH, com o apoio da Organização Europeia de AVC (European Stroke Organisation, ESO) e Medtronic.