Atualidade

Iker Casillas anuncia fim de carreira com palavras emocionantes

O guarda-redes Iker Casillas confirmou, esta terça-feira, 4 de agosto, o fim da sua carreira profissional como jogador, deixando vários agradecimentos numa carta emocionante na qual confessa que ‘chegou a hora de dizer adeus‘.

Olá a todos. Hoje é um dos dias mais importantes e, ao mesmo tempo, difíceis da minha vida desportiva: chegou a hora de dizer adeus“, começou por escrever o guarda-redes de 39 anos, que não joga desde maio de 2019, altura em que sofreu um enfarte num treino do FC Porto.

A minha jornada no mundo do futebol começou há 30 anos, foi uma longa jornada e, como toda a jornada, teve momentos bons e menos bons, alegrias, mas também tristezas. Neste ponto da minha vida, e com perspectiva, posso dizer sem dúvida que valeu a pena“, reconheceu, na carta publicada nas redes sociais, com os símbolos do Real Madrdid, FC Porto e da Federação Espanhola de Futebol.

Numa retrospetiva da sua carreira, Casillas lembrou os jogos nos pelados da sua terra, que o levaram mais tarde a “jogar nos mais importantes estádios do mundo“, realçando o Santiago Bernabéu e o Estádio do Dragão.

Iker Casillas agradeceu à família pelos sacrifícios que fizeram e que lhe permitiram realizar os seus sonhos. “A minha esposa e meus filhos, Martín e Lucas, obrigado por todo o apoio, por todas as horas que não pude passar ao seu lado nesta última jornada da minha vida esportiva. Obrigado por me entender e por me incentivar a aproveitar esta vida que Eu escolhi. Sem dúvida, ao seu lado, tudo é mais fácil“. E agradeceu aos seus clubes. Em primeiro lugar ao Real Madrid, no qual jogou 16 anos na equipa principal e “ao FC Porto, por me acolher como um filho, por me ensinar a ver as coisas de outro ângulo, por me dar a oportunidade de conhecer bem um clube e uma cidade pelos quais me apaixonei e sempre levarei no coração“.

Considerando-se um “afortunado” por tudo o que conseguiu, não “só aos títulos, mas também à parte humana“, o antigo guarda-redes agradeceu ainda, entre outros, aos presidentes dos clubes, aos companheiros de equipa, aos treinadores, aos adeptos, aos rivais e aos selecionadores.

Mas, sobretudo, obrigado ao futebol, por me permitir fazer parte dele, por ser um desporto maravilhoso, por me permitir viver uma vida cheia de paixão e emoções, por me dar momentos de felicidade, por me fazer crescer como desportista e como pessoa, por me dar a oportunidade de conhecer e compartilhar momentos com tantas e tantas pessoas incríveis. Em suma, obrigado por me dar tudo“, mencionou.

No entanto assegura que este não é “um ponto final, a viagem não acaba aqui“.

Hoje, deixo para trás os três ferros que me viram crescer como guarda-redes, os que em todos os momentos me colocaram no meu lugar e me obrigaram a manter os pés no chão, esses três ferros a quem tanto devo e que seguramente me vão fazer falta. E ali também vos deixarei a vocês, minhas fiéis aliadas, ali deixarei as luvas“, concluiu.

Recorde-se que Iker Casillas  conquistou, entre outros troféus, cinco ligas espanholas, três Ligas dos Campeões, duas Supertaças europeias e um Mundial de clubes, e, pela seleção espanhola, foi duas vezes campeão da Europa e venceu o Mundial de 2010.

No FC Porto, foi uma vez campeão português e venceu a Supertaça Cândido Oliveira.