Atualidade

Morreu o realizador Luís Filipe Costa, marido da atriz Isabel Medina

Morreu na madrugada desta segunda-feira o jornalista, radialista e realizador de televisão, Luís Filipe Costa, tinha 84 anos. Pai do realizador Pedro Costa, era casado desde 1990 com a atriz Isabel Medina. A notícia foi confirmada à Lusa por fonte da família.

Luís Filipe Costa nasceu a 18 de março de 1936, no Martm Moniz, em Lisboa, e iniciou carreira na Emissora Nacional. Foi uma das vozes mais marcantes do panorama radiofónico português da segunda metade do século XX e antigo director do serviço de noticiários do Rádio Clube Português (RCP).

Foi condecorado com o Grau de Comendador da Ordem da Liberdade em 2011, e recebeu o Prémio de Consagração de Carreira da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA). Ao longo da sua carreira Luís Filipe Costa venceu outros prémios, entre eles o Prémio da Casa da Imprensa para o Melhor Radialista (1966 e 1974). Foi considerado como uma peça fundamental na revolução do jornalismo radiofónico em Portugal, por dirigir, no papel de director, durante a década de 60, o Serviço de Noticiários do Rádio Clube Português (RCP).

No 25 de Abril, teve o papel de ter lido, através do microfone do RCP, os comunicados do Movimento das Forças Armadas. Depois da revolução, passou a trabalhar na RTP, onde começou a realizar filmes de ficção, documentários e peças de teatro.