Atualidade

Rita Pereira leva chamada de atenção de ministro cabo-verdiano

O ministro da Cultura de Cabo Verde, Abraão Vicente, não ficou indiferente ao apelo sentido que a a atriz portuguesa fez ontem nas redes sociais. “O Nelson Freitas criou um fundo de ajuda a Cabo Verde. Tem recebido muitas mensagens de cabo-verdianos, em Cabo Verde, a dizer que estão mesmo com muitas dificuldades“, anunciou pesarosa Rita Pereira nos vídeos que partilhou nas stories da sua página de Instagram, agora indisponíveis.

Há crianças a morrer de fome, mesmo aqui ao nosso lado, num país para onde os portugueses vão de férias, ser felizes e aproveitarem aquelas praias incríveis. Eu sei que há muitas pessoas em Portugal também a passar por isto, mas também há muitos cabo-verdianos a viver aqui. Se vocês puderem ajudar podemos fazer a diferença“, apelou a atriz, adiantando  que já foi “muito feliz” em Cabo Verde, compromete-se a ajudá-los como “ajuda em Portugal“.

Ao ter conhecimento da mensagem, o ministro Abraão Vicente, agradeceu com delicadeza a “preocupação” da “Senhora Rita Pereira” informando-a que “ninguém está a morrer de fome” no país.

Quero que saiba que “fome” é um tema muito sensível para os cabo-verdianos e agradecíamos que não se tocasse nele assim de forma tão superficial. Caso não saiba Cabo Verde ao longo da sua história passou, de facto, por vários ciclos de fome e morte. Ficamos marcados pela perda e pelo desaparecimento de famílias e gerações (…)“, começou por dizer o ministro da Cultura, oferecendo com o seu texto uma interessante aula de história .

Posto isso, e peço ajuda ao nosso conterrâneo Nelson Freitas (que com certeza tinha as melhores das intenções), que lhe passe a seguinte mensagem: é certo que ainda temos pobreza, temos famílias que precisam de auxilio do estado e da comunidade mas podemos dizer taxativamente que após a independência de Cabo Verde (1975), graças a um esforço colectivo do nosso povo, dos nossos emigrantes e dos nossos parceiros internacionais conseguimos erradicar essa fome que mata crianças e velhos e que deixa cicatrizes na pela da nação“, explicou.

Abraão Vicente despediu-se com “um abraço em nome de todos os cabo-verdianos“,  pedindo à atriz, “que retire o vídeo onde diz que há crianças a morrer de fome“.

Cuide-se, use máscaras ao sair de casa e mais uma vez obrigado pela sua preocupação“, concluiu Abraão Vicente. Leia o texto na íntegra: