Atualidade

Rei de Espanha renuncia à herança e retira verba do orçamento da casa real ao pai

O rei Felipe VI decidiu renunciar à herança de Dom Juan Carlos “que lhe possa corresponder pessoalmente”, anunciou num comunicado da casa real este domingo, onde adianta que Dom Juan Carlos deixa de receber a verba anual de 194 mil euros prevista no orçamento da Casa Real.

Esta decisão pretende cortar qualquer ligação entre o atual chefe de Estado e fundações associadas ao seu antecessor uma das quais está sob investigação por alegadamente ter recebido milhões de dólares de fundos sauditas. “Em relação às notícias que apareceram no dia sobre as entidades denominadas ‘Fundação Zagatka’ e ‘Fundação Lucum’, Sua Majestade o rei desconhece por completo e até hoje sua suposta designação como beneficiário“.

O comunicado do Palácio de la Zarzuela (sede da monarquia) lembra as palavras sobre a exemplaridade que Felipe VI pronunciou na sua posse. “Em coerência com as palavras proferidas no seu discurso de proclamação e com a finalidade de preservar a exemplaridade da Coroa, Sua Majestade o rei quer que seja sabido publicamente que Sua Majestade o rei Dom Juan Carlos está ciente da sua decisão de renunciar à herança que lhe possa corresponder pessoalmente, bem como a qualquer ativo, investimento ou estrutura financeira cuja origem, características ou finalidade possam não estar em consonância com a legalidade ou com os critérios de retidão e integridade que regem sua atividade institucional e privada e que devem informar a atividade da Coroa”, afirma a nota.

Filipe VI afirma no que desconhecia a primeira e que era dela beneficiário, embora soubesse que – como noticiou o diário britânico “The Telegraph” – era beneficiário da segunda. Esse dado foi-lhe transmitido pelo escritório de advogados britânico Kobre&Kim, que representava também Corinna Larsen, uma ex-amante do pai.

O marido de Letízia garante ter tomado todos os passos formais para se desvincular das fundações, perante notário, e fazer constar que desconhecia todos os negócios do progenitor e que jamais dera autorização para que o seu nome – e o da filha mais velha, Leonor, herdeira da coroa – fosse neles envolvido.