Atualidade

Joana Solnado chora a morte da avó, a atriz Joselita Alvarenga

Morreu esta sexta-feira, 27 de março, no Dia Mundial do Teatro, a atriz brasileira Joselita Alvarenga, tinha 85 anos. Veterana dos palcos lusos-brasileiros, a atriz foi casada com o saudoso comediante português Raul Solnado. Era mãe dos atores Alexandra Solnado e Renato Solnado e avó de Joana Solnado.

Joselita Alvarenga nasceu na cidade de Cubuquira, Minas Gerais, a 4 de dezembro de 1934. Ingressou no teatro paulista em 1952.

Em 1957 viajou em digressão para Portugal, onde conheceu o comediante Raul Solnado.

Regressou ao Brasil no fim da digressão, mas Raul Solnado, que ficou encantado com a brasileira, escreveu-lhe uma longa carta a pedi-la em casamento. A atriz  voltou a Lisboa e casaram em abril de 1958.

Joselita deixou a carreira para cuidar da casa e da família. Teve dois filhos com o ator português: Alexandra e Renato Solnado. Recomeçou a trabalhar em 1961 no seu país, com  a série ‘A Família Barata’ protagonizada pelo seu marido, e exibida na RTP.

Raul Solnado e Joselita Alvarenga acabaram por se separar em 1985, e a atriz passou a dividir a sua vida entre o Brasil e Portugal, onde residia atualmente, e dava aulas de interpretação.

A morte da atriz foi divulgada nas redes sociais pela neta e também atriz Joana Solnado, que recordou, nas redes sociais, momentos de “amor e magia” que a avó lhe “proporcionou“.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Coincidência ou não, despeço-me hoje da primeira atriz que vi atuar, em casa. A primeira atriz que vi gargalhar, em casa. A primeira atriz que vi chorar, em casa. Quanto privilégio. Quanta leveza, alegria e humor trouxe à minha vida e à de todos os colegas, amigos, alunos, familia e quem se cruzou na sua bonita jornada. Quanta sabedoria numa pessoa só. Quanto teatro a respirar nesses poros. Neste dia Mundial do Teatro nos despedimos de você, que bela homenagem, amada Jô – saiba que no Brasil continuam me chamando seu nome. Minha Brasilidade é minha, por sua mão e coração. Quanta gratidão. Quantos personagens criamos juntas. Quantas festas de aniversário fictícias fizemos porque a gente gosta mesmo é de festejar. À vida. À vida que somos. Porque a diversão era conceito rainha. E o concurso de quem consegue chorar primeiro? Esse jogo favorito que até há tão pouco tempo era agora. Sorrio quando penso, lembro, sinto e sei. Quanto amor e magia você me proporcionou. Quanta transgressão vivi com você. Quase tudo era permitido do seu lado… isso me deu um sentido de que na vida nada é impossível. Foi você que me fez subir ao palco pela primeira vez. Me estreei com a mesma idade que você, 14, e entendi que era mesmo importante por suas lágrimas de emoção, sua inspiração. Você brilhava o olho por contar essas nossas contas iguais. Agradeço cada pedaço de história, cada sopro de vida do seu lado. Você me ensinou, além de tudo, que uma atriz, sorri e agradece até o pano fechar. O seu pano fechou, e você, sorriu e agradeceu até o final. Nesse novo começo, que sua viagem seja linda. Com amor. ❤️ #rip #joselitaalvarenga #omundoaocontrario #diamundialdoteatro🎭❤️

Uma publicação partilhada por Atriz (@joanasolnadoficial) a