Atualidade

Bárbara Guimarães sobre o cancro e o divórcio: “Acho que o corpo gritou”

De regresso ao mundo televisivo após dois anos de luta contra o cancro da mama, Bárbara Guimarães abriu o seu coração no programa “Alta Definição” este domingo à noite.

A apresentadora, de 46 anos, falou abertamente da doença que lhe foi foi revelada via email, quando estava sozinha em casa. “E de repente tu tens cancro“, começou por contar.

Não foi fácil“, assegurou. “Muitas vezes nem se sabe (a notícia) pelos médicos, é por email. Eu fui apanhada de surpresa no meu email. ‘Mas o que é isto?’ pensei. ‘Eu tenho um cancro’. “Nunca tinha pensado que isto me podia acontecer“, confessou. A primeira pessoa a quem contou foi à mãe.

Depois de tanto sofrimento, de ter sido submetida a 6 meses de quimioterapia, a 2 meses de radioterapia e de ter sido operada no dia 16 de agosto de 2018, assumiu: “Sinto-me uma pessoa diferente, é um desgaste brutal“.

O cancro foi descoberto depois de Bárbara ter detetado um caroço na mama, o que a levou a fazer exames: “Sentia um carocinho e achei que tinha que fazer aqueles exames que já não fazia há muito tempo. Já ia com a sensação que algo não estava bem comigo“.

Tinha a expectativa de passar o verão com os meus filhos, mas fui logo operada. Os meus filhos foram de férias para casa do pai e quando me despedi deles, a 15 de agosto, tive de respirar fundo. Só pensava no dia de amanhã“, sublinhou.

Os tratamentos continuam, Bárbara Guimarães mantém-se confiante, apesar do susto que sofreu quando pensava que já estava tudo bem. Uma infecção levou-a novamente a uma cama de hospital: “Cai-te o mundo quando ouves assim: ‘Tenho uma má notícia’. Isto pode ser um linfoma, pode ser…. E tu aí pensas logo neles (nos filhos Dinis Maria, de 16 anos, e Carlota, de nove). Eu preciso de lhes dar qualidade, tempo. Se eu não estiver aqui, como é que vai ser? Aí pensei, e fiz um testamento“.

Decidiu ser ela a dar a notícia ao filho mais velho. “A mãe tem que falar contigo. A mãe tem um cancro e vai travar aqui uma luta. Ele chorou, ficou revoltado. Chorámos os dois“, recordou.

A queda do cabelo não foi um drama para si, apesar de ter “um cabelão“. “Reuni uma série de amigos em casa  e fiz o corte. Gostei de tornar bom o momento que podia ser dramático. Foi um momento de libertação“, revelou, e passou a andar com peruca em casa, para não impressionar a filha, que um dia a apanhou desprevenida sem nada na cabeça.

Divórcio na praça pública
Os últimos seis anos já não tinham sido fáceis, a apresentadora viveu um polémico processo de divórcio com o ex-marido, Manuel Maria Carrilho.

Carrilho foi condenado a quatro anos e meio de pena suspensa pelos crimes de violência doméstica, ameaças e ofensas à integridade física e injúrias. Ficou ainda obrigado a frequentar um programa da Direção Geral de Saúde de prevenção da violência doméstica. Uma situação que a desgastou tanto fisicamente como psicologicamente.

Acho que tudo tem muito a ver com uma década em que me divorcio e é tudo muito difícil“, frisou, fazendo querer que ‘elas não matam mas moem’.

A dor que se sente (…) seis anos na justiça,  fui ouvida em tribunal mais de uma dezenas de vezes“, lembrou. “Como foi (um sofrimento) tão interior, acho que o corpo gritou“, admitiu.

À pergunta: ‘Alguém te deve um pedido de desculpas?‘, Bárbara respondeu: “Quem nunca as vai pedir“.

E que tu não precisas que peça?“, questionou Daniel Oliveira, ao que a apresentadora respondeu: “Não, sei que nunca as vai pedir e portanto está resolvido por dentro“.