Atualidade

“Fiz tudo para salvá-la”, diz Carrilho sobre Bárbara Guimarães

O julgamento que opõe o antigo ministro da Cultura à ex-mulher teve mais uma audiência esta segunda-feira. E foi a vez de Manuel Maria Carrilho falar dos episódios mais dramáticos dos últimos tempos do casamento.

“Nunca lhe toquei. Amparei-a muitas vezes quando ela não se segurava nas pernas”, defendeu o arguido neste processo de violência doméstica, acrescentando que Bárbara Guimarães sofre de “alcoolismo crescente”.

“Eu só bebia por amor à Bárbara e para diminuir a dose dela, porque ela bebia uma garrafa inteira. Fiz tudo o que era humanamente possível para salvá-la. Fui alvejado pelas costas. A Bárbara quis deitar a mão a tudo. Eu fiquei sem nada: casa, filhos, mulher e os meus livros”, alegou Carrilho.

O antigo político socialista falou durante seis horas e sem a presença da mãe dos seus dois filhos mais novos que pediu para se retirar da audiência de forma a não ouvir o testemunho do ex-marido.

Manuel Maria Carrilho usou do direito de testemunhar, como qualquer arguido, e assume-se como inocente. Acusou ainda a apresentadora da SIC de montar “uma estratégia friamente calculada” e considera que os filhos foram as grandes vítimas deste drama.

“Ela colocou-os numa situação insustentável, obrigou-os a escolher. Não sei se eles alguma vez lhe perdoarão isto”, disse o arguido, que revelou pormenores embaraçosos.

“Num jantar onde estava um número dois da política, ela começa a falar muito alto. Ao sairmos empurra-me, mete-me a mão na braguilha e diz: ‘vamos para um hotel'”, revelou em tribunal.

O ex-casal tem dois filhos: Dinis, de 12 anos, que quis viver com o pai, e Carlota, com seis anos.