Atualidade

Pais de Ari Behn contam detalhes sobre o suicídio do filho

Olav e Marianne falaram abertamente sobre a morte do seu filho, Ari Behn, de 47 anos, que decidiu tirar a própria vida no dia de Natal.

Os pais do escritor e pintor norueguês nunca esconderam que o filho cometeu suicídio, para servir de exemplo a outras famílias, por isso deram mais detalhes à revista norueguesa ‘Seg or Hor’.

Já no funeral de Ari, os seus progenitores falaram nos seus discursos sobre a saúde mental.

Ari era uma pessoa muito conhecida. Nós escolhemos desde o início contar como aconteceu, não criar especulações na esperança de ajudar os outros“, disse Marianne lembrando que desde o primeiro minuto tornaram público que tinha sido suicídio.

Ari Behn planeava passar o dia de Natal com a ex-mulher a princesa Marta Luisa e as suas três filhas, Maud, Leah e Emma. Os reis, seus sogros, convidaram-no a para passar o Natal na sua residência em Kongsseteren. Ele aceitou.

Os seus pais dizem agora que alguns dias antes Ari cancelou a sua participação na celebração real, porque não estava suficiente bem, já que estava a sofrer há algumas semanas de depressão.

Foi então que os seus pais o encorajaram a passar aquele dia com eles na sua casa em Larkollen. Mas ele também recusou. Vendo que o filho estava a piorar, Olav decidiu viajar na véspera de Natal para Lommedalen, onde Ari morava. E, já com o pai no seu apartamento, Ari tirou a própria vida. “Fui eu quem o encontrou“, revelou Olav, desolado.

O pai de Ari Behn também quis sublinhar que o seu filho nunca esteve sozinho: “Sou muito grato por ter estado com ele nos seus últimos momentos. Ari não estava sozinho quando decidiu terminar com a sua vida. Parecia que ele tinha encontrado algum tipo de calma“.

O corpo do artista foi cremado e a sua urna será enterrada em breve no cemitério de Nosso Salvador, em Oslo.