Atualidade

Morreu o ator btritânico Terry Jones, dos Monty Python

O ator Terry Jones, fundador do grupo de comédia britânica Monty Python, morreu esta terça-feira (21), aos 77 anos.

Terry faleceu na noite de 21 de janeiro aos 77 anos com a sua esposa, Anna Soderstorm, ao seu lado após uma longa e extremamente corajosa, mas sempre bem-humorada, batalha com um tipo raro de demência”, anunciou a família em comunicado.

Em 2016 o ator tornou público que tinha sido diagnosticado, um ano antes, com um tipo de demência descrito como demência frontotemporal, em que ocorre degeneração de um ou de ambos os lobos frontais e temporais do cérebro.

Terence Graham Parry Jones, mais conhecido por Terry Jones, foi o fundador dos Monty Python, um dos mais bem-sucedidos coletivos de comédia do mundo, do qual faziam parte também Eric Idle, Graham Chapman, John Cleese, Michael Palin e Terry Gilliam.

O grupo ganhou notoriedade com a criação da série cómica de televisão “Monty Python’s Flying Circus”, com o primeiro episódio a ser lançado em 1969.

Depois dos Monthy Python, o humorista e argumentista continuou a sua carreira com a criação da série “Ripping Yarns”, juntamente com Michael Palin.

Terry Jones também explorou outras artes como a escrita e, mais tarde, o teatro musical. Em 2008 chegou a passar por Lisboa com a apresentação do musical “Evil Machines”, com música original do compositor português Luís Tinoco. Já tinha estado em Portugal em 2001, a convite do Festival Internacional de Cinema do Funchal.