Atualidade

Morreu Mariss Jansons, um dos mais respeitados maestros do mundo

Morreu aos 76 anos o célebre maestro letão Mariss Jansons, que durante a sua carreira dirigiu as mais prestigiosas filarmónicas do mundo, anunciaram autoridades russas neste domingo.

Sincera gratidão pela sua grande arte que permanecerá em nós para sempre“, declarou o governador de São Petersburgo, Alexander Beglov, em comunicado, acrescentando que Mariss Jansons era um “maestro notável“.

Recebemos esta manhã a triste e chocante notícia da morte de Mariss Jansons“, lamentou a Filarmónica de Viena, três vezes dirigida pelo letão no aclamado concerto de Ano Novo.

Jansons morreu de insuficiência cardíaca em sua casa, em São Petersburgo.

Desde 2003 que dirigia a Orquestra Sinfónica da Rádio Bavaresa, após ter liderado outras formações de prestígio como o Concertgebouw, de Amsterdã (2004-2016), a orquestra filarmónica de Oslo, ou a orquestra sinfónica de Pittsburgh.

Filho do maestro austríaco Arvid Jansons, foi aluno do austríaco Herbert von Karajan (1908-1989) e do russo Yevgueni Mravinski (1903-1988). Também estudou violino, piano e direção no conservatório de Leningrado.

 

Foto: Instagram Filarmónica de Viena