Atualidade

Jorge Jesus emocionado: “Esta condecoração vai para além do futebol”

Jorge Jesus, de 65 anos, foi condecorado esta segunda-feira com a Ordem do Infante D. Henrique, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, “pelo prestígio que o seu trabalho como treinador lhe granjeou, bem como a Portugal“.

Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, Frederico Varandas, presidente do Sporting e António Salvador, presidente do Sporting de Braga, marcaram presença no Palácio de Belém, a convite do técnico do Flamengo.

Pimenta Machado, antigo presidente do Vitória de Guimarães, Júlio César, antigo guarda-redes de Flamengo e Benfica, Pedro Proença, presidente da Liga, Fernando Gomes, presidente da Federação, e José Pereira, presidente da Associação de Treinadores, foram outros dos 30 convidados, entre amigos e familiares de Jorge Jesus.

Pinto da Costa, presidente do FC Porto, também foi convidado, mas não marcou presença. “Como todos sabem fez anos ontem e também está doente“, esclareceu o homenageado.

É com orgulho que recebo esta condecoração. Sei o significado dela, sei bem quem é o Infante D. Henrique, porque todos os dias no Brasil tinha de atravessar a Avenida Infante D. Henrique. Até no Brasil, antes de ser condecorado, já havia uma aproximação com ele. Portugal e o Brasil são dois países irmãos. Ao longo destes sete meses percebi isso, não tenho dúvidas que são dois países ligados pela história. Não fui eu e a minha equipa técnica a descobrir o Brasil, foi Pedro Álvares Cabral em 1500. Não fomos nós a dar a independência ao Brasil, foi D. Pedro em 1822. Mas fomos nós que, a 23 e 24 de novembro, conquistámos dois títulos no Brasil, também vamos ficar na história, mas de uma forma diferente“, salientou o “Mister”.

Daqui a cinquenta anos, já não estarei cá, mas vão lembrar-se lá que foi um português que conquistou a Libertadores e o Brasileirão“, frisou emocionado, sublinhando que “esta condecoração vai para além do futebol“.

Para o conquistador do Brasileirão e da Taça Libertadores “o Infante D. Henrique nunca foi um navegador, foi um estratega e é um papel que se assemelha ao de um treinador“.

Essa vitória, para mim é a mais importante”, salientou, pois foi um orgulho “ver os portugueses em conjunto a apoiarem um treinador português“. Veja a cerimónia: