Atualidade

Fotos: O amor falou mais alto na gala de homenagem a Ruy de Carvalho

Muito emocionado e afetuoso, foi assim que o ator veterano esteve na homenagem que recebeu esta quarta-feira, 1 de março, no âmbito do seu 90º aniversário e dos 75 anos de carreira.

O dia foi dedicado a Ruy de Carvalho, mas este não se esqueceu dos colegas e da nova geração de atores. “A cultura portuguesa está um bocadinho abandonada. Coragem, rapazes!”, aconselhou, ele que garante trabalhar “sempre” que o chamarem.

Depois de ter recebido milhares de mensagens de parabéns e de ter sido condecorado com a Grã-Cruz da Ordem de Mérito pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, Ruy de Carvalho acabou o dia a apagar as velas no Salão Preto e Prata do Casino Estoril, junto de amigos e familiares.

Eunice Muñoz, Simone de Oliveira, Manuela Maria, Helena Isabel, José Raposo e Rita Pereira foram algumas das personalidades que estiveram na gala que encheu o Salão Preto e Prata. João e Henrique de Carvalho, filho e neto do ator, respetivamente, também participaram no espetáculo.

A cerimónia teve ainda algumas intervenções, como a de Rui Veloso, Luís Represas, Toy, FF e Wanda Stuart. A apresentação esteve a cargo de Tânia Ribas de Oliveira, Júlio Isidro, Eládio Clímaco, Carla Chambel e Carlos Cruz, neste que foi o seu regresso à função que tantos anos representou.

Momentos antes de lhe cantarem os ‘Parabéns’, Ruy subiu ao palco e fez questão de agradecer o carinho que recebeu: “Não sei se tenho palavras para agradecer a vossa presença. Tenho muitos amigos e isso é uma coisa maravilhosa. Não há nada melhor na vida do que a amizade, que é a continuação do amor. Amemo-nos uns aos outros.”

O ator, que se estreou no palco em 1942, numa peça encenada pelo mestre Ribeirinho, ‘O Jogo para o Natal de Cristo’, recebeu a Comenda e o Grande Colar da Ordem Militar de Sant”Iago da Espada em 1998 e em 2010, o grau de comendador da Ordem do Infante em 1993, e a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique em 2012. Quando recebeu a última, dedicou-a aos portugueses, que viviam uma época “muito difícil”, de crise económica.

A Academia Portuguesa de Cinema vai atribuir-lhe o Prémio Mérito e Excelência, na cerimónia de entrega dos Prémios Sophia do cinema português, a 22 de março.

Veja as fotos da homenagem:

Fotos: César Lomba