Lifestyle

Bragança é terra Natal e de sonhos

A celebrar a 6.ª edição, “Bragança, Terra Natal e de Sonhos” consolida-se como referência do calendário festivo de inverno, com a maior pista de gelo natural de Trás-os-Montes e um programa repleto de atividades para toda a família.

A magia da mais bela época do ano está de regresso a Bragança, de 1 de dezembro de 2019 a 6 de janeiro de 2020, transformando a Capital de Distrito em Terra de Natal e de Sonhos.
A par da estratégia para dinamização do Centro Histórico, Bragança, Terra Natal e de Sonhos terá como epicentro a Praça Camões, onde poderá visitar a pista de gelo natural coberta, de 300 m2, que inclui uma ‘funtrack’ (um corredor de gelo que promete fazer as delícias de todos os visitantes), e a Praça da Sé, onde estará instalada uma árvore de natal gigante.

Além da Pista de Gelo, a Praça Camões recebe, também, a Casa do Pai Natal, onde o caloroso e simpático velhinho barbudo recebe as cartas e os desejos de miúdos e graúdos, diversões várias (como mini comboio, baloiço, mini roda e carrossel), Tasquinhas de Natal em espaço coberto e aquecido, onde além de se deliciar com doces natalícios e chocolate quente, poderá assistir a diversos concertos e atividades.

Mas o natal não se fica pelo centro histórico. Ele contagia toda a cidade e leva o espírito natalício a vários equipamentos municipais, desde o Teatro aos Museus e da Biblioteca ao Mercado, onde, além de concertos, atividades lúdicas, workshops e teatro, poderá visitar várias exposições.

Para os mais pequenos, além do espaço de animação permanente, são diversas as iniciativas programadas, como oficinas de leitura criativa na Biblioteca Municipal, peças de teatro, concertos narrados e exposições. Poderá consultar todas as atividades no cartaz em anexo ou no site www-cm-braganca.pt.

Para os amantes do desporto, Bragança convida para o “Natal a Pedalar Solidário”, um passeio de bicicleta de 7km, com oferta de uma luz led para bicicleta, em troca de roupa ou brinquedos para doar às crianças da Obra Kolping; e para o “3.º Trail Urbano Noturno Solidário”, uma prova (não competitiva) de 10km (7€) ou com caminhada de 5km (5€), cujas receitas revertem, integralmente, para o Agrupamento XVIII de Escuteiros.

Também numa perspetiva de solidariedade e inclusão social, o Município preparou os Presépios ao Vivo (8 e 22 de dezembro, às 17h30, na Praça da Sé) e a Chegada dos Reis Magos (5 de janeiro, às 15h00, com concentração na Praça Cavaleiro Ferreira), com a participação especial dos utentes da APADI, da ASCUDT, do Centro de Educação Especial, da Academia e Centro Social e Paroquial dos Santos Mártires.

Haverá, também, palco para diversos concertos de bandas e artistas locais de todas as idades, com a participação especial do Coral Brigantino de N. Sra. das Graças, a Banda Filarmónica de Bragança, as Bandas de Música de Izeda e Pinela, dos alunos do Conservatório de Música e Dança de Bragança, da ESPROARTE, entre outros.