Saúde & bem-estar

Jornalista descobre ter cancro de mama durante exame feito em direto

Ali Meyer, jornalista do canal de TV KFOR, de Oklahoma City, nos Estados Unidos, decidiu transmitir ao vivo na sua página do Facebook, a sua primeira mamografia, para incentivar outras mulheres durante a semana de consciencialização do cancro da mama, no ano passado. Tinha completado 40 anos de idade há seis meses e aquela era a oportunidade ideal para fazer o exame e uma boa reportagem.

Não tinha histórico de cancro na família, não tinha nódulos ou qualquer razão para imaginar que a mamografia traria um problema de saúde. No entanto, o seu exame indicou uma calcificação cancerígena na mama direita. Era o diagnóstico de que tinha cancro de mama.

Meyer conversou com vários cirurgiões e todos foram unânimes de que deveria remover toda a mama direita para se livrar do cancro. Ficou devastada com a recomendação. Dois meses depois da mamografia, internou-se no hospital para a mastectomia.

Jornalista descobre ter cancro de mama durante exame feito em direto

Embora a cirurgia fosse uma escolha minha, parecia uma mutilação forçada. Parecia que o cancro me estava a roubar parte do meu corpo“, confessou.

A cirurgia poupou o mamilo e a cirurgia plástica de reconstrução foi um sucesso.

O cirurgião plástico Oscar Masters recompôs-me lindamente. Ele conseguiu manter intacta a parte mais pessoal do meu corpo, o que era importante para mim“, contou.

Meyer recuperou bem da cirurgia e voltou ao trabalho. Agora, alerta outras mulheres de como uma simples mamografia salvou sua vida.

As minhas opções cirúrgicas, a minha recuperação e o meu resultado final foram melhores porque a minha mamografia encontrou o cancro antes mesmo que eu soubesse que ele lá estava. Eu nunca vou parar de fazer mamografias. Eu nunca vou parar de dizer às mulheres para cuidar dos seus corpos e agendar a sua mamografia“.

Um ano após o diagnóstico, Ali Mayer voltou a fazer uma mamografia e o exame revelou que não há sinais de cancro. Quarta-feira passada, nas suas redes sociais, agradeceu “a todos os que apoiaram e compreenderam”, por ter decidido concentrar-se “este ano” na sua saúde, mostrando uma reportagem com “alguns recursos” para quem “deseja saber mais sobre o cancro da mama ou o que esperar da sua primeira mamografia”. Veja o vídeo: