Lifestyle

Festim de tomate Coração de Boi no Douro em agosto

O festim está de regresso: os melhores tomates Coração de Boi das tradicionais hortas do Douro voltam à prova, num concurso que é também uma festa e que este ano tem como convidada de honra Maria de Lourdes Modesto. Agosto todo há tomate do Douro nos restaurantes da região.

O Tomate Coração de Boi do Douro regressa à mesa de prova, no próximo dia 23 de agosto, na Quinta de Ventozelo, em Ervedosa do Douro. Na sua IV edição, o concurso que veio para mostrar as qualidades superiores do Tomate Coração de Boi do Douro volta a reunir especialistas para elegerem o melhor tomate da temporada, integrando o júri chefes de cozinha de referência, enólogos, jornalistas e outros atores na área da gastronomia. Maria de Lourdes Modesto é a convidada de honra desta edição.

A par da prova, mantém-se o espírito festivo do concurso: terminado o apuramento do vencedor, pelas 18h30, tem lugar o jantar volante que é já um ponto de encontro entre produtores de vinhos do Douro, visitantes e turistas, animado por uma mesa de sabores locais e vinhos das quintas concorrentes.

Estrela de verão, o Tomate Coração de Boi merece um concurso que lhe dê fama, até porque tem, no Douro, argumentos para tal vaidade. Muita luz e grandes amplitudes térmicas típicas da região reforçam as qualidades de textura, sabor e suculência deste fruto carnudo e com poucas sementes. São estas virtudes naturais que os organizadores da iniciativa, Celeste Pereira, proprietária da empresa de comunicação Greengrape, e Abílio Tavares da Silva, produtor de vinhos Foz Torto e apaixonado hortelão, motivando os produtores de vinhos a manterem vivas as hortas de quinta e a produção do tomate, ainda que numa escala familiar e de produção local. É este também um modo de promover o território, a sua diversidade de produto e originalidade.

A participação no concurso é gratuita, sendo a inscrição no jantar volante de 25 euros. Convidam-se os participantes a trazer uma garrafa de vinho para partilhar (preferencialmente, branco, rosé ou espumante, dada a época estival). As inscrições para o jantar são limitadas e requerem reserva e pagamento prévios via e-mail ([email protected]).

Tomate nos restaurantes agosto todo
A par do concurso, e até ao final de Agosto, os restaurantes de referência da região aderem à Festa do Tomate Coração de Boi, incluindo nas suas ementas pratos inspirados no tomate. Entre os restaurantes aderentes está o DOC (Folgosa), o Pickles do hotel Six Senses Douro Valley (Lamego), Cais da Villa (Vila Real), Casa de Pasto Chaxoila (Vila Real), o Tim’s Terrace da Quinta de La Rosa (Pinhão), a Toca da Raposa (Ervedosa do Douro), o Cais da Ferradosa (São João da Pesqueira), o Cêpa Torta (Alijó), o Aneto & Table (Peso da Régua) e Flor de Sal (Mirandela).

Em todos, vai ser possível degustar o Tomate Coração de Boi em saladas ou em pratos especiais concebidos para esta quinzena. No DOC, por exemplo, o chefe Rui Paula propõe Burrata com Tomate Coração de Boi, azeite de manjericão e favo de mel. No Aneto & Table, o Tomate Coração de Boi apresenta-se recheado com pesto e queijo fresco. A dona Graça, da Toca da Raposa, propõe uns milhos com Tomate Coração de Boi e pataniscas de bacalhau irresistíveis, sendo igualmente tentador o queijo de ovelha com doce de tomate que ali se serve em agosto. Menu completo de tomate pode igualmente ser saboreado no restaurante Cais da Ferrosa: Tomate Coração de Boi confitado e pão em tosta, Tomate Coração de Boi em salada poveira e fritura de peixe do rio Douro, queijo de cabra tostado ou cheesecake com doce de Tomate Coração de Boi.

Festa na aldeia
Em parceria com o Projeto Capella, a prova de tomate regressa, no dia 24 de agosto, a partir das 17h30, desta vez na capela barroca da aldeia de Arroios, Vila Real, onde vai ser possível também comprar Tomate Coração de Boi local. Aberta a todos e sem júri, nem pontuações, a prova irá explorar a combinação do tomate com diferentes perfis de azeite e será coordenada pelo presidente do júri do concurso, Francisco Pavão, nome amplamente conhecido no setor do azeite e dos vinhos. Em modo de tempero, participa ainda nesta degustação Jorge Raiado, da Salmarim, empresa algarvia de sal marinho. Terminada a prova, os participantes são convidados a participar, no largo da aldeia, na XI edição do Mercadinho da Capella, um misto de festa, com animação e petiscos, e venda de produtos das hortas locais, com destaque para o Tomate Coração de Boi do Douro, e outros.

A participação nesta prova é gratuita, mas aconselha-se reserva para [email protected]