Atualidade

Festa de João Sousa com direito a suor, troféu e Marcelo

O tenista conseguiu ser o primeiro português a vencer o Estoril Open, competição que o próprio afirmou que sempre quis ganhar, e por isso é natural que a celebração tenha sido grande.

Tão grande, aliás, que o próprio evento, na sua página de Instagram, ainda esteja esta segunda-feira a lembrar esse feito.

“Temos arte, temos casa cheia, temos emoções e, no final, um Conquistador a prevalecer e história, muita história a ser escrita. Senhoras e senhores, porque não é demais recordar: João Sousa, vencedor do Millennium #EstorilOpen 2018”, lê-se na legenda das fotos partilhadas.

Já num dos vídeos mostrados, podemos ver João Sousa a ser felicitado no balneário pelo Presidente da República – que tinha feito questão de comprar bilhetes para assistir à prova e para ver o tenista a triunfar.

Com o desportista ainda de tronco nu, de toalha enrolada à cintura, Marcelo Rebelo de Sousa até segurou na taça para depois tirar fotos com o vencedor.

O feito de João Sousa ganha ainda mais relevo se tivermos em conta a emoção que foi para si vencer em Portugal.

Logo após a vitória, o jogador de Guimarães deu uma entrevista ainda no court de ténis, e não conseguiu esconder a emoção, acabando em lágrimas.

“Não há palavras para descrever esta emoção. É uma coisa incrível. É sem dúvida um sonho tornado realidade. Sempre quis vencer aqui em Portugal. Para mim é incrível todo o esforço durante tantos anos”, discursou antes de se emocionar e de ser aplaudido pelo público.

Agradeceu ainda aos pais e à namorada, Julia Villanueva, pelo apoio que lhe deram nos últimos anos, e prometeu estar em 2019 no Estoril Open.

“Queria agradecer à minha família e à minha equipa técnica. O Frederico [Marques], a minha família e a minha namorada estiveram sempre ao meu lado. Nos bons e nos maus momentos acreditaram sempre em mim”, afirmou.

“Ainda é difícil de acreditar. É um sentimento único. Apesar de nunca ter confessado, sempre desejei vencer aqui, como qualquer português. Esta semana foi perfeita”, admitiu mais tarde, em conferência de imprensa.

João Sousa já tinha 2 títulos ATP: venceu em Kuala Lumpur, em 2013, e em Valência, em 2015. A vitória no Estoril Open acaba de o colocar no número 48 do ranking.

No domingo, 6 de maio, derrotou norte-americano Frances Tiafoe, em dois ‘sets’, conquistando o terceiro título da carreira.

Para ser o primeiro português a conquistar o único torneio do circuito ATP em Portugal, João Sousa, 68.º do mundo, precisou de uma hora e 20 minutos para derrotar Tiafoe, 64.º, por 6-4, 6-4.

“Foram nove dias de muito ténis, muitas emoções, muitas vitórias e, no final, um título que sabe como nenhum outro. Senhoras e Senhores, João Sousa, o campeão do Millennium Estoril Open 2018!
#TemosCampeão #TemosJoãoSousa #TemosConquistador”, homenageou a organização do evento com um vídeo dos seus melhores momentos na prova.

Imagens: Instagram