Lifestyle

Como funciona a atração – e o que atrai mais homens e mulheres

Muito se fala em atração. Quem nunca ouviu alguém a falar para outra pessoa: “Não sei o que viste naquele fulano”? A resposta está na atração, que funciona em diversas esferas, tanto para relacionamentos afetivos amorosos ou de amizades. Portanto, mesmo que uma pessoa não entenda o que um amigo, por exemplo, vê no seu parceiro/a, é bom lembrar-se daquele ditado: quem ama o feio, bonito lhe parece! Bem, brincadeiras à parte, a atração vai muito além da aparência física, apesar de esta também contar e muito. Vamos entender melhor.

Afinal, como funciona a atração?

Bem, são três os fatores que fazem com que a atração aconteça. A proximidade é o primeiro deles. Quantos amigos nós fazemos porque estudamos na mesma escola? Ou porque moramos na mesma vizinhança ou condomínio? Ah, e quanto aos amigos do trabalho? Passamos tanto tempo com eles! A verdade é que a proximidade leva ao afeto (embora nem sempre).

Depois da proximidade, quando aquela pessoa é exposta aos nossos olhos através de atos ou situações que se repetem, pode causar-nos sentimentos positivos. Pode ser qualquer coisa, desde a forma como aquela pessoa fala, o que veste, um gesto, etc. Por fim, depois da exposição, avaliaremos o quanto essa pessoa é semelhante a nós ou não a nós. Ao avaliar os traços, formas de expressão e reciprocidade de afeto, tendemos a sentir-nos mais próximos. É natural que a máxima de “os opostos atraem-se” também possa acontecer aqui.

Quando a atração passa a ser amorosa

A necessidade de complementariedade faz com que nós busquemos o parceiro. É claro que somos seres completos, portanto, ao falar de complementariedade, estamos a falar sobre a necessidade de partilhar com o outro paixão e afeto.

A atração amorosa acontece de diversas formas. De acordo com a ciência, porém, isso acontece porque vemos a outra pessoa como um semelhante, ainda que existam pontos totalmente divergentes. É possível também apaixonar-se porque a outra pessoa tem características que nos lembram o nosso pai ou mãe. Essa semelhança nem sempre é visível e muitas pessoas espantam-se ao descobri-la; pode ser a forma de sorrir, um hábito, algo na personalidade, etc.

A atração às vezes apresenta-se na forma de conversa. Quem nunca conheceu ou já ouviu falar de um casal que no primeiro momento não houve um interesse, mas após conversarem espontaneamente e se sentirem à vontade um com o outro, o amor surgiu? É o caso também de algumas pessoas que começaram como amigas e depois desenvolveram o relacionamento para amoroso. A comunicação é um, se não o fator mais decisivo nessas horas, porque é só com uma boa comunicação que deixamos claro como nos sentimos, e a forma de como o outro percebe e compreende a situação afeta qualquer um profundamente.

Pode acontecer também de experiências partilhadas unirem as pessoas. Por exemplo, as perdas fazem muito isso. Pessoas que perderam entes queridos, passaram por alguma tragédia, cresceram num orfanato, etc. Isso acontece, segundo a ciência, porque somos sensíveis ao sofrimento do outro, e isso resulta em vínculos fortes. Bonito, não é?

Não é regra, mas um outro fator que pode ajudar bastante é ser extrovertido. Pessoas extrovertidas geralmente dizem como se sentem ou pensam, são mais confiantes e isso transmite calor, o que é percebido pelo outro como ponto positivo. Isso não significa que pessoas introvertidas não possam encontrar alguém e ser felizes no amor, apenas que esse processo possa ser menos fluido para ela.

A atração física

A atração física, antes de mais nada, acontece para que a nossa existência seja assegurada. E sim é parte crucial! Bem, mas cientificamente falando, é verdade, tanto para nós humanos quanto para animais. Porém, para os seres humanos, diferentemente dos animais, a atração física pode depender de fatores sociais, culturais, religiosos, intelectuais e por aí fora. Mas esses não são os primeiros aspetos, geralmente, pois, ninguém sabe sobre eles antes de conhecer a pessoa. Portanto, nesses momentos, os aspetos físicos entram em ação.

Ao olhar para uma pessoa, nós quase que imediatamente formamos uma opinião se ela é bonita aos nossos olhos, como nos sentimos em relação à sua aparência. Hoje em dia, há diversos aplicativos de relacionamentos que permitem que as pessoas se conheçam, troquem mensagens e se gostem, mas as fotos fazem o papel do primeiro contato que temos com alguém. Um exemplo que foi muito popular aconteceu em São Paulo, no Brasil, a aplicação do badoo teve elevada popularidade e rapidamente influenciou não só o Brasil mas também a Europa e Portugal. Estas aplicações disponibilizam uma foto de perfil seguida de outras fotos, e a pessoa filtra assuas preferências. Isso não é novidade, já fazemos isso há séculos, a diferença é que agora é possível virtualmente.

Falando em fotos, um outro dado interessante é que um estudo foi conduzido na Europa com 50 participantes. Mulheres entre os 19 e 33 anos foram fotografadas duas vezes: no seu “período fértil” e fora deste. Cerca de 250 homens foram chamados para apontar em qual foto eles achavam a mulher mais atraente, e o resultado foi que a maioria indicou a foto tirada no período fértil. Para os pesquisadores, uma teoria é que esse resultado indicaria uma adaptação da espécie humana para aumentar a probabilidade de reprodução. Parece que nosso cérebro é mais esperto à tecnologia do que pensamos!

A atração física leva à atração sexual, que também está ligada aos cheiros. Os seres humanos, assim como animais, possuem feromônios (substâncias químicas produzidas para fora do corpo) que ajudam na atração sexual.

O que atrai mais os homens e as mulheres?

Mas então, o que atrai homens e mulheres? Bem, estamos a falar fisicamente ou em termos de personalidade? De qualquer forma, muito já foi discutido sobre esse assunto, e muitos artigos já foram escritos a falar sobre o que atrai mais um e o outro. Mas convenhamos que já deu para perceber que isso depende de vários fatores sociais, portanto, os pontos que apontaremos não significam absolutamente a verdade absoluta. Aliás, uma experiência feita há não muito tempo com a foto de uma modelo foi sendo alterada no photoshop para satisfazer o conceito de beleza de acordo com 19 países, e o resultado foi surpreendente.

No geral, para as mulheres, há vários fatores que as atraem, mas entre os persistentes em vários artigos que já bordaram o assunto, há um misto de aspetos físicos com detalhes inusitados. Por exemplo, mulheres sentem-se atraídas por homens com aliança ou a empurrar um carrinho de bebé. As mulheres na verdade ao verem um homem em alguma dessas duas situações têm o cérebro a processar a informação de que se uma outra mulher casou com ele é porque ele deve ser realmente bom, e se ele está a cuidar de um bebé significa que realmente é atencioso e dá valor à família. Um outro ponto interessante é em relação aos encontros virtuais: homens que começam a conversa a usar gírias e a escrever com erros têm menos oportunidades de conseguir algo.

Na parte física, a altura realmente conta para a maioria das mulheres; uma pesquisa realizada pela USP no Brasil com 1709 participantes (853 mulheres heterossexuais) mostrou a preferência por homens mais altos. Mesmo os homens homossexuais demostraram preferência por homens com altura semelhante à sua ou mais altos. Isso acontece porque a altura é vista como um fator desejável e importante socialmente. Outra pesquisa feita pela Universidade de Utah, nos EUA, explica que esse detalhe dá-se ao fato de associarmos a altura à capacidade de proteger a família. Esse pode ser um assunto sensível aos homens, que tem por trás um conceito muito interessante, chamado de complexo de Napoleão.

Do lado dos homens, entre os fatores mais citados, um dos recorrentes é a independência e autoconfiança. Foi-se o tempo em que os homens eram símbolo de proteção; agora a maioria aprecia que as suas parceiras possuam uma carreira e que tenham objetivos profissionais. Saber cuidar de si faz com que os homens as admirem mais. O timbre da voz é outro fator; homens sentem-se mais atraídos por mulheres com timbre agudo e mais suave. Já na parte física, a cintura física e quadris largos é a preferência da maioria. Inconscientemente, essas características simbolizam a fertilidade.

Em relação aos dois, ambos frisaram como o senso de humor é importante. Ninguém quer alguém sério e carrancudo ao seu lado. Ser capaz de rir junto e de coisas insignificantes é um dos fatores que homens e mulheres levam muito em consideração na hora de escolher um(a) parceiro(a).

Conclusão

A verdade é que não há uma fórmula ao falar de relacionamentos. Às vezes, mesmo com todos os fatores que levam a uma atração física entre duas pessoas, isso ainda não é o suficiente para formar um relacionamento. Outras vezes, mesmo com vários elementos de compatibilidade de personalidade, também não é possível. Na realidade, nós humanos somos muito complexos e ainda há muito o que não entendemos. A ciência e explicações estão aqui para ajudar, mas ainda assim, não custa nada contar um pouco com a sorte.