Lifestyle

Boeira Garden Hotel – a mais recente unidade hoteleira de cinco estrelas no centro histórico de Gaia

O centro histórico de Vila Nova de Gaia vai receber, este ano, uma nova unidade hoteleira de luxo com um conceito diferenciador. Este hotel de 5 estrelas vai representar uma ligação entre o mundo do enoturismo e da cultura, ao integrar na decoração obras de artistas de vários países.

Depois da inauguração, prevista para finais de agosto princípios de Setembro de 2019, o hotel vai funcionar como galeria de arte, recebendo, ao longo do ano, diversas exposições de artistas de renome.

O Boeira Garden Hotel representa um investimento de cerca de 19 milhões de euros da Quinta da Boeira. As obras do hotel, com 119 quartos e 5 suites, tendo a master suite 180 metros quadrados, arrancaram em finais de setembro de 2017. A construção desta unidade hoteleira em 9 dos 27 mil metros quadrados da Quinta daBoeira, é a última de cinco fases do projeto de reabilitação deste espaço.

O hotel, agora concluído, obteve a classificação energética de A+, pela utilização de painéis fotovoltaicos que irão permitir utilizar energia solar durante todo o dia, além de toda a maquinaria e iluminação ser, também ela, de tecnologia led A+. O Boeira Garden Hotel dispõe de depósitos para reserva de água freática que irão permitir utilizá-la nas instalações sanitárias e rega dos jardins, gerando uma economia de cerca de dois milhões de litros de água municipal.

O cuidado adotado na conservação da natureza, as características da maquinaria e a utilização de energias alternativas vão permitir, futuramente, classificá-lo como ECO HOTEL.

Localização
Situada no coração da cidade de Gaia, junto às caves do vinho do Porto, está a poucos metros dos principais transportes, vias de comunicação e do Centro Histórico do Porto e Gaia.

As origens da Quinta da Boeira remontam ao ano de 1850. Este espaço preserva os símbolos da sua história, como é o caso do imponente Palacete dos inícios do século XX, recuperado de acordo com a sua traça original e classificado como património da cidade. Os azulejos, datados de 1915 e 1917,remetem para uma cidade ligada aos vinhos, com a presença de elementos como a uva e os barcos Rabelos.

As salas Verde e Azul são ocupadas pelo Restaurante, onde é possível degustar uma Prova de Vinhos e Gastronomia ao almoço e jantar, num ambiente familiar, requintado e intimista. A Sala dos Arcos acolhe eventos sociais e empresariais, apoiada por um bar e pelo serviço de restauração.

Os imensos jardins e árvores centenárias, mantêm a originalidade pretendida pelo seu mentor, proprietário de uma empresa de Vinho do Porto. A diversidade das espécies, oriundas de todo o mundo, cria um verdadeiro oásis no centro da cidade.

A Sala de Prova deVinhos situada na Maior Garrafa do Mundo, projeto do reconhecido Gabinete de Arquitetura Arq2525, constitui um elemento de grande valor arquitetónico e artístico, representando um tributo à excelência dos Vinhos Portugueses.

A Maior Garrafa do Mundo
Em 2014, a Quinta da Boeira inaugurou a maior garrafa do mundo, homenageando a qualidade e a diversidade dos vinhos portugueses. Com 3 metros de comprimento e 10 metros de diâmetro, está decorada no seu interior com imagens do rio Douro, do Porto, património mundial, e da cidade de Vila Nova de Gaia.

O espaço está dotado de equipamentos que permitem a projeção de filmes em três dimensões e o visitante pode fazer provas deVinhos de Mesa e Vinho do Porto.

Em 2017, a garrafa atraiu à Quinta da Boeira, na cota alta de Vila Nova de Gaia, mais de 70 mil turistas e visitantes.

O volume total de investimentos projetados para a Quinta da Boeira situa-se nos 38 milhões de euros.

A empresa prevê atingir, a partir de 2020, entre 8 a 10 milhões de euros de vendas.