Atualidade

Celebridades trocam fotos de perfil por uma imagem azul. Sabe porquê?

Algumas celebridades trocaram as suas fotos de perfil no Instagram por uma imagem azul.

Bruna Marquezine, Demi Lovato Naomi Campbell e Gisele Bündchen, são algumas das personalidades que aderiram a esta iniciativa. Sabe qual é o verdadeiro propósito dessa imagem? O motivo é nobre.

As estrelas solidarizam-se com o os ativistas e vítimas do Sudão, país africano onde ocorre uma séria crise humanitária.

A campanha #BlueForSudan (Azul pelo Sudão) começou no Twitter a 11 de junho e, neste momento, a hashtag é já uma tendência internacional.

A escolha da cor azul deve-se a Mohamed Mattar, um engenheiro de 26 anos, morto a 3 de junho, durante um ataque das forças de segurança sudanesas no início do mês, que utilizou uma fotografia azul como foto de perfil. Foi um dos muitos sudaneses assassinados num protesto contra a junta militar que assumiu o poder depois da queda do presidente Omar Hassan al-Bashir. Além do genocídio, têm sido denunciados estupros em massa.

No Sudão em apenas 3 dias: 113 mortos, 723 feridos, 650 detidos, 48 mulheres violadas, 6 homens violados, 1000 pessoas desaparecidas, a tua ajuda será apreciada, podes usar as hashtags no Twitter, mantém-nas ativas e faz com que o mundo saiba“, partilhou uma utilizadora no Instagram.