Atualidade

Morreu Dr. John o lendário pianista de jazz

O artista norte-americano revelou o seu talento em muitos géneros musicais, do blues ao pop, do jazz ao “boogie woogie” e ao “rock and roll”

OMalcolm John Rebennack, mais conhecido como Dr. John, morreu aos 77 anos, informou a sua família esta quinta-feira. O lendário pianista de blues sofreu um ataque cardíaco, segundo dá conta uma publicação na sua conta no Twitter.

Ao longo de mais de seis décadas de carreira, foi sobretudo conhecido pelo clássico rock “Gris-Gris”, álbum editado em 1968, mas também pelo seu trabalho enquanto músico de sessão. Trabalhou com nomes como os Rolling Stones, Van Morrison, Sonny & Cher, Frank Zappa ou Harry Nilsson, entre outros.

Editou mais de 30 discos ao longo da carreira, alguns tão ou mais icónicos que “Gris-Gris”, como “Desitively Bonnaroo”, lançado em 1974. Emprestou o seu nome a um dos maiores festivais de música dos Estados Unidos.

Em 2017, foi homenageado pela cidade de Nova Orleães, de onde era natural, com a sua data de aniversário – 20 de novembro – a ser designada como “Dr. John Day”.