Lifestyle

Conheça os melhores distritos para se viver em Portugal

Segurança, limpeza, qualidade do ar, silêncio, transportes públicos, lojas e restaurantes foram alguns dos fatores que pesaram na decisão.

Viana do Castelo foi eleita como o melhor distrito do país para se viver pelos portugueses, segundo um estudo do portal imobiliário Imovirtual que em comunicado revela que Viana do Castelo obteve uma avaliação global de 4,02, numa escala de um a cinco. O distrito obteve 4,19 pontos em “Qualidade do ar”, 4,03 em “Acessos” e 3,96 em “Silêncio”.

Entre os cinco melhores, encontram-se Vila Real (4,01), Viseu (3,94), Leiria (3,89) e Braga (3,87). No fim da tabela encontram-se Setúbal (3,73), Santarém (3,70), Portalegre (3,69), Bragança (3,66) e Beja (3,63).

A região do Norte foi a melhor classificada e a do Alentejo a pior. A nível de “Segurança”, os distritos que obtiveram pior nota foram Lisboa, Porto e Setúbal, ao contrário de Viseu, Vila Real e Castelo Branco, com as melhores classificações. O estudo revela ainda que, há uma maior satisfação com a segurança e a qualidade do ar e um maior descontentamento com os transportes públicos e espaços de saúde.

Este inquérito online foi realizado entre abril e setembro de 2018, junto de 14.998 pessoas residentes em Portugal. Foram considerados 12 fatores: segurança, limpeza, qualidade do ar, silêncio, transportes públicos, lojas e restaurantes, espaços de lazer, estabelecimentos de ensino, espaços de saúde, custo de vida em geral, acessos e estacionamento.