Atualidade

Conheça algumas curiosidades sobre o nascimento do filho de Meghan e Harry

Os duques de Sussex não sabiam o sexo do bebé
Ao contrário do desejo dos britânicos e das casas de apostas, que indicavam que seria uma menina, os duques de Sussex não sabiam o sexo do seu bebé. O príncipe Harry e Meghan Markle decidiram não saber se seria menina ou menino até que tivessem a criança nos braços.

Baby Sussex chegou com pontualidade britânica apesar de alguns dias após o previsto – A notícia do nascimento foi dada pelo Instagram da Casa de Sussex
ÀS 5:26 do dia 6 de maio, Harry e Meghan deram as boas-vindas ao seu primeiro filho, um menino. O filho dos duques de Sussex nasceu num momento mágico, coincidindo com o nascer do sol em Windsor, o que impediu o pai, que assistiu ao parto, de dormir. “Só dormi duas horas“, brincou Harry.

Ele é um bebé muito saudável“, destacou o príncipe Harry sobre o bebé que nasceu com 3 quilos e 300 gramas. O príncipe Louis, o terceiro filho de Kate e William, continua a ser o bebé da família real que nasceu com mais peso, 3,94 quilos.

Onde nasceu o primeiro filho dos duques de Sussex?
Como se pode ler no comunicado oficial do Palácio de Buckingham, a mãe de Meghan, Doria Ragland, “está com Sua Alteza Real em Frogmore Cottage“, o que quer dizer, que o nascimento aconteceu como Meghan Markle desejava. Tudo indica que terá dado à luz na sua residência em Windsor. Para além dessa indicação, o comunicado não indica nenhum hospital, como aconteceu nos nascimentos dos três filhos dos duques de Cambridge.

Meghan não foi a primeira na família realeza a ter o filho em casa, a própria rainha Isabel II – embora fossem outros tempos – deu à luz os seus quatro filhos no palácio.

Família paterna de Meghan ausente
A declaração do palácio menciona os parentes (maternos e paternos) de Harry e Meghan, mas não há menção de Thomas Markle. A relação entre pai e filha é inexistente, como é do domínio público.

Os recém-papás quebraram mais uma tradição
Como é tradição, logo após o anúncio oficial, um cavalete de cor dourada é exibido por aproximadamente 24 horas nas proximidades da residência oficial da Rainha, para que todos os visitantes que passam por este ponto turístico de Londres o vejam.

Ao contrário do que aconteceu com os nascimentos dos filhos dos duques de Cambridge, o boletim de nascimento do bebé omitiu as assinaturas dos médicos, bem como o local onde o nascimento aconteceu. “A Rainha e a Família Real estão encantadas com a notícia de que Sua Alteza Real, a Duquesa de Sussex, deu à luz hoje às 05:26. Sua Alteza Real e o seu filho estão bem“, é o que se pode ler.

Um tributo à princesa Diana
O casal que este mês completa 1 ano de casado, homenageou a mãe de Harry, fazendo questão de que os três irmãos da falecida Princesa do Povo estivessem entre os primeiros a saber que o bebé havia nascido.

Um comunicado divulgado pelo palácio revelou que, de acordo com o protocolo real, a rainha foi uma das primeiras a ser informada da boa nova. Porém, juntamente com o Duque de Edimburgo, o Príncipe de Gales, a Duquesa da Cornualha e o Duque e Duquesa de Cambridge – os irmãos de Diana, Lady Jane Fellowes, Lady Sarah McCorquodale e Earl Spencer também foram notificados.

Quando o príncipe Louis em abril de 2018, o príncipe William e Kate informaram a rainha, o duque de Edimburgo, o príncipe de Gales, a duquesa da Cornualha, o príncipe Harry, juntamente com “membros de ambas as famílias”.

Dupla nacionalidade 
O novo bebé real, que será o sétimo na linha de sucessão ao trono britânico, atrás do avô, Charles, do tio, William, dos primos George, Charlotte e Louis e do pai, Harry poderá ter dupla nacionalidade. Como Meghan ainda é uma cidadã americana, o seu filho também o é. Isso porque, qualquer americano que tiver morado cinco anos nos EUA automaticamente passa a cidadania para os seus filhos. Como o bebé nasceu fora dos EUA, Meghan terá de registar o nascimento na embaixada americana em Londres e ele passará a terá dupla nacionalidade – britânica e americana.

Acredita-se que Meghan pedirá cidadania britânica para si própria, mas esse processo exige que resida no Reino Unido pelo menos há cinco anos. Se isso acontecer, pode optar por renunciar à cidadania americana, mas o seu filho terá de esperar até os 16 anos caso decida fazê-lo.

Presentes
O príncipe Harry e a duquesa Meghan anunciaram a 4 de abril que não desejam receber presentes pela chegada do filho, mas que doações em nome do herdeiro serão para as organizações beneficentes Lunchbox Fund, WellChild, Baby2Baby e Little Village HQ, que apoiam crianças carentes.