Cultura

Chico Buarque vence Prémio Camões de 2019

O músico e escritor Chico Buarque de Holanda, de 74 anos, é o vencedor do Prémio Camões de 2019, a distinção literária mais importante do universo da língua portuguesa.

O nome do vencedor foi anunciado esta terça-feira, após reunião do júri na Biblioteca Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro.

Artista multifacetado e um dos mais conhecidos autores da música popular brasileira, desde cedo se afirmou como escritor de relevo, seja na dimensão poética e musical das suas letras, seja na ficção ou na dramaturgia“, destacou o júri.

O artista que tem várias obras editadas, já foi distinguido duas vezes com o prémio Jabuti, o mais importante prémio literário no Brasil, pelo romance “Leite Derramado”, em 2010, obra com que também venceu o antigo Prémio Portugal Telecom de Literatura, e por “Budapeste”, em 2006. Em 2017, venceu em França o prémio Roger Caillois pelo conjunto da obra literária.

Sorrisão de quem ganhou o Camões!“, congratulou-se nas redes sociais o músico, dramaturgo, escritor e ator brasileiro, na legenda de uma foto antiga onde surge com um grande sorriso.

Chico Buarque sucede ao escritor cabo-verdiano Germano Almeida, que venceu o galardão no ano passado.

O Prémio Camões de literatura em língua portuguesa foi instituído por Portugal e pelo Brasil em 1988, com o objetivo de distinguir um autor “cuja obra contribua para a projeção e reconhecimento do património literário e cultural da língua comum”. Foi atribuído pela primeira vez, em 1989, ao escritor Miguel Torga.