Atualidade

Notre-Dame: Solidariedade pronta a reconstruir edifício com mais de 800 anos de história

O incêndio na catedral de Notre-Dame, construída em 1163 e um dos edifícios icónicos de Paris e da arte gótica, foi declarado extinto pelas autoridades francesas pouco antes das 10:00 (09:00 em Portugal) de hoje.

Enquanto os bombeiros controlavam o incêndio que deflagrava desde a tarde desta segunda-feira, 15 de abril, no histórico monumento francês, o presidente Emmanuel Macron pedia aos franceses união e anunciou a abertura de uma subscrição nacional para recolher fundos.

Vamos apelar aos maiores talentos e vamos reconstruir Notre-Dame, porque é aquilo que os franceses esperam, porque é o que a nossa história merece, porque é o nosso profundo destino“, referiu. “Juntos vamos reconstruir Notre-Dame”, e muitos ouviram o pedido.

Os líderes das principais instituições da União Europeia manifestaram hoje a sua solidariedade com França na sequência do incêndio na catedral de Notre-Dame, em Paris, e a vontade de participar nos esforços de reconstrução do monumento.

A Artemis, empresa de investimentos da família Pinault, vai doar 100 milhões de euros, anunciou o seu presidente, François-Henri Pinault. A família Pinault é dona do grupo de luxo Kering, que detém marcas como a Gucci, a Yves Saint Laurent e a Boucheron.

A família Arnault também anunciou a doação de 200 milhões de euros para o fundo dedicado à reconstrução de Notre-Dame. O grupo detém marcas como a Louis Vuitton, a Dior, a Bvlgari e a Marc Jacobs.

A Fundação Heritage, uma organização privada que trabalha para preservar a herança francesa, lançou uma recolha de donativos para a reconstrução da catedral. Pouco tempo depois de ser anunciada esta medida, o site ficou sobrecarregado pelo fluxo de visitantes. Até ao momento já foi doado um milhão de euros.

A região de Île-de-France anunciou o desbloqueio de 10 milhões de euros como ajuda de emergência para que arquidiocese consiga fazer as primeiras obras necessárias à reconstrução de Notre-Dame.

A Unesco já propôs supervisionar a operação internacional de solidariedade, informou Audrey Azoulay, diretora-geral da organização. Além disso, a UNESCO ofereceu também ajuda para disponibilizar equipas que possam “avaliar os danos imediatamente, nas horas que se seguem, uma vez que o incêndio já está extinto”.

O principal produtor francês de carvalho vai fazer uma doação de madeira para a reconstrução da estrutura queimada de Notre-Dame. Contudo, Sylvain Charlois mostra-se preocupado porque “já não existe em França um stock de madeira disponível para um projeto como este”: há oito séculos, 1.300 carvalhos foram utilizados para a construção da estrutura.

A Liga Francesa de Futebol (LFF) vai mobilizar-se para ajudar, disse a presidente Nathalie Boy.

A tragédia de Notre-Dame gerou mensagens de pesar e de solidariedade de chefes de Estado e de Governo de vários países, desde Portugal ao Vaticano.