Saúde & bem-estar

Emilia Clarke partilha memórias da altura em que sofreu dois aneurismas

A estrela de “A Guerra dos Tronos” partilhou imagens das suas hospitalizações quando passou por duas cirurgias complicadas ao cérebro, após sofrer dois aneurismas.

Emilia Clarke, que interpreta Daenerys Targaryen na série cuja oitava temporada começa no próximo domingo, contou a sua história num artigo entitulado “A Battle For My Life” (Uma Batalha Pela Minha Vida), publicado na New Yorker.

A primeira hospitalização da atriz aconteceu em 2011, após filmar a primeira temporada da série. Emilia Clarke começou a sentir-se mal na academia, “como se um elástico estivesse a espremer” o seu cérebro.

“O diagnóstico foi rápido e ameaçador: uma hemorragia subaracnoidea (SAH), um tipo de acidente vascular cerebral com risco de vida, causado pelo sangramento no espaço à volta do cérebro. Eu tive um aneurisma, uma rutura arterial”, escreveu.

A estrela da série foi transportada para o Hospital Nacional de Neurologia e Neurocirurgia, em Londres, onde foi submetida a uma cirurgia ao cérebro.

Seis semanas depois da cirurgia, estava de volta ao set da série para a segunda temporada.

Dois anos depois, teve um novo sangramento no cérebro e quase perdeu a vida. “Da primeira vez já foi difícil, mas com o segundo, eu achei muito mais complicado sentir-me otimista”, referiu.

Clarke revelou ter sentido medo que “tivesse acontecido um curto-circuito” no seu cérebro que a impedisse de voltar a atuar. O carácter da sua personagem ajudou-a a levantar-se. “Vais para cena e interpretas uma durona, e andas através do fogo, e foi isso que me salvou”, reconheceu.

“Nos meus piores momentos, eu quis puxar a ficha. Pedi ao pessoal médico que me deixasse morrer. O meu trabalho, todo o sonho do que a minha vida seria, centrava-se em linguagem, em comunicação. Sem isso, ficaria perdida”, explicou, mostrando o difícil período que enfrentou.

Agora, Emilia Clarke lançou uma associação de apoio a jovens com danos cerebrais.

Veja a entrevista completa que a estrela de “Game of Thrones” concedeu também ao programa “CBS This Morning”: