Moda

Nuno Baltazar bate com a porta ao Portugal Fashion

O criador de moda não voltará a participar no certame de moda da responsabilidade da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, por não acreditar no projeto e na sua direção.

Foi o próprio a anunciar esta segunda-feira esta decisão na rede social Facebook, revelando que até chegou a ponderar cancelar o desfile de sábado passado, no Porto, onde apresentou a sua coleção outono/inverno 2019-20, não o tendo feito “por respeito à equipa maravilhosa que trabalha” com ele e pelo “enorme carinho à Isabel Branco e pelos esforços levados a cabo pela Ana Paula Andrade na preparação de um set design especial para o desfile”.

Eu deixo de apresentar o meu trabalho no Portugal Fashion porque não acredito nesta direção, não acredito no projeto que desenvolvem para aquela que se diz ser a maior plataforma de apresentação da moda em Portugal. Não é! Porque a moda é muito mais do que números, porque tudo que se passa é muito mais do que esta aparente efervescência. E eu não quero, não aceito e não valido mais este vazio absoluto de estratégia, falta de paixão e respeito pela moda e por quem nela trabalha”, refere, acrescentando que fez “tudo o que podia para tentar levar esta relação a bom porto”, mas “em troca foram sucessivas manifestações de desrespeito para comigo e para com os meus com 20 anos de muito trabalho”.

Digo abertamente que o que ali se faz não dignifica, não eleva e não potencia o trabalho árduo dos criadores portugueses. Potencia apenas o nome da plataforma e a vaidade e deslumbramento de quem a dirige”, acusa o designer.

Embora ainda não tenha encontrado alternativa para apresentar as suas criações, Nuno Baltazar afirma-se “sem medo”, até porque sabe  que “seja qual for a forma serei feliz”.