Moda

A despedida: a última aparição de Karl Lagerfeld

O mundo da moda está de luto pela morte do grande estilista alemão Karl Lagerfeld, que morreu esta terça-feira de manhã, aos 85 anos. O diretor de criação da «maison» e Fendi foi hospitalizado segunda-feira no hospital americano em Paris, Neuilly-Sur, Seine.

Há duas semanas que o estado de saúde de Karl Kagerfeld era notícia, quando, no 22 de janeiro, o “Kaiser” não apareceu no final do desfile da Chanel Haute Couture. Fontes da própria marca disseram que ele estava “cansado”. A falta do designer aconteceu pela primeira vez em 33 anos e semeou preocupação.

A despedida na passarela
Karl Lagerfeld pisou a passerelle pela última vez no dia 4 de dezembro, para receber os aplausos do desfile da Métiers d’Art 2018/19 Chanel, acompanhado por Virgine Viard, o seu braço direito, e o pequeno Hudson Kroenig, habitual nos seus desfiles.

O Metropolitan Museum of Art de Nova York tornou-se assim o cenário do que viria a ser a sua última aparição pública. Veja o vídeo:

A cada temporada, o espetáculo da casa francesa era um dos mais aguardados, não só pelas novidades que o designer lançava para a passerelle, mas para conhecer a atmosfera que criava para passar essas propostas. De um supermercado (outono / inverno 2014-2015), a um centro espacial (outono / inverno 2017-2018), uma praia paradisíaca (primavera / verão 2019) ou, no seu último show de alta-costura, um jardim encantado, a criatividade de Lagerfeld não tinha limites.

Rejuvenescimento uma marca histórica
Embora tenha sido o seu trabalho aos comandos da Chanel, que o ajudou a tornar-se um dos maiores criadores na Moda, Karl também estava à frente da Fendi há décadas. Desde que se juntou à casa italiana em 1965, a Fendi evoluiu para rejuvenescer e adaptar-se à era do Instagram, sendo a responsável por alguns sucessos de estilo (como a bolsa Peekaboo ou os desenhos com o monograma da assinatura) que cativaram as próprias irmãs Kardashian.