Atualidade

Cerimónias fúnebres de Joaquim Bastinhas decorrem esta terça-feira em Elvas

O corpo do cavaleiro tauromáquico Joaquim Bastinhas, vai estar em câmara ardente a partir da tarde desta terça-feira, 1 de janeiro, na Igreja de São Domingos, em Elvas.

Amanhã, quarta-feira, pela manhã, a urna será transportada para a Igreja da Piedade, um templo de que Bastinhas era grande devoto, onde pelas 11 horas será celebrada uma última missa. O funeral segue depois para o Cemitério de Elvas.

Joaquim Bastinhas morreu esta segunda-feira, 31 de dezembro, por complicações relacionadas com um pólipo nos intestinos, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde deu entrada em novembro. Tinha 62 anos.

A carreira do cavaleiro é interrompida em 2015, quando foi colhido por uma máquina agrícola na sua herdade de Elvas. Submetido a diversas intervenções cirúrgicas, recupera, e reaparece em julho de 2018 nas arenas. Em novembro é internado novamente devido a um pólipo nos intestinos, mas, no pós-operatório, surgiram inúmeras complicações, tendo Joaquim Bastinhas, sido colocado em coma induzido por duas vezes, problema que não conseguiu vencer.

Genro do empresário Rui Nabeiro, Joaquim Bastinhas deixa dois filhos, Marcos Tenório, também cavaleiro, e Ivan Tenório.