Atualidade

Pais de Angélico obrigados a pagar indemnização a sobrevivente de acidente que matou o filho

O Supremo Tribunal de Justiça deu razão à jovem que ficou incapacitada na sequência do acidente com o BMW.

Sete anos depois do fatídico acidente, os pais de Angélico Vieira, Filomena Vieira e Milton Angélico, foram condenados, enquanto herdeiros, a pagar uma indemnização a Armanda Leite, a ex-modelo que sofreu graves ferimentos após o acidente do carro conduzido pelo filho, em junho de 2011.

Os pais de Angélico Vieira terão de pagar uma indemnização, juntamente com o stand Impocar (ex-Auguscar) e o Fundo de Garantia Automóvel, a Armanda Leite. A decisão do Supremo Tribunal de Justiça refere que a jovem, que tinha 17 anos na altura em que viajava no banco de trás do BMW, tem direito a receber 551 mil euros pelos danos sofridos.

Recorde-se que foi este stand que emprestou o carro BMW 635 descapotável ao músico, sem seguro válido.

A decisão, revelada pelo Correio da Manhã, anula a decisão da Relação que não atribuiu responsabilidades ao cantor no acidente que o matou.

Na sequência deste acidente, Angélico Vieira morreu, assim como Hélio Filipe e Armanda Leite ficou incapacitada de forma definitiva. O quarto ocupante saído ileso. A jovem, agora com 24 anos, necessita de ajuda para realizar as mais básicas atividades do dia a dia.

O BMW conduzido por Angélico circulava a cerca de 200 quilómetros/hora na A1, quando, pelas 3.15 horas, de 25 de junho de 2011, se despistou.

Perícias posteriores provaram que rebentou um pneu, mas o tribunal entendeu que esta não foi a única razão para que o carro, que não dispunha de seguro, tenha sofrido o acidente.

A velocidade excessiva foi causa do acidente e a responsabilidade pelo excesso de velocidade é do condutor, indicando que estava em violação das regras do Código da Estrada, que voluntariamente infringiu”, pode ler-se no acórdão.

Foto: José Gageiro