Lifestyle

Casa Ronald McDonald do Porto celebrou 5º aniversário com amor e humor em prol da solidariedade

A Casa Ronald McDonald do Porto celebrou o 5.º aniversário no final da tarde de terça-feira, 20 de novembro, na Fundação Engenheiro António de Almeida, onde juntou várias figuras emblemáticas.

‘Conversas de Mão Cheia’ deu o mote para que o presidente do Futebol Clube do Porto Jorge Nuno Pinto da Costa, da apresentadora de televisão Sónia Araújo, do empresário Manuel Serrão, da manequim Diana Pereira, do economista Daniel Bessa, e da pequena Alicia, que viveu um ano na Casa Ronald McDonald do Porto, partilhassem com uma vasta plateia, histórias de ‘Quando eu tinha 5 anos’, num evento moderado pela jornalista Fernanda Freitas.

Todos os oradores mostraram particular sentido de humor ao revelarem peripécias da infância e o que, aos 5 anos, queriam ser quando fossem grandes.

Por exemplo, Sónia Araújo queria ser bailarina, atividade que em adulta desempenhou com sucesso, Diana queria ser veterinária, enquanto Pinto da Costa, “aos cinco anos queria ser sinaleiro, porque quando passeava pela zona do Coliseu na época do Natal o sinaleiro tinha muitas prendas” contou, mas, como hoje não há sinaleiros, o presidente do FC Porto “se tivesse cinco anos agora, queria ser semáforo”.

Entre agradecimentos, Isabel Aragão, Gestora da Casa Ronald McDonald do Porto, mostrou-se emocionada e disse acreditar que “temos levado a bom porto o nosso trabalho, quer pelas manifestações de carinho recebidas, quer pelas famílias que já acolhemos após cinco anos de intensa, mas indescritivelmente gratificante atividade”.

A Fundação Infantil Ronald McDonald, seguindo o exemplo de mais de 60 países onde a Ronald McDonald House Charities está representada, foi constituída em Portugal pela Sistemas McDonald’s Portugal, no ano 2000, e tem como missão a promoção de iniciativas que contribuam para o bem-estar das crianças e das suas famílias. Em 2001 foi oficialmente reconhecida como uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) de Utilidade Pública.

Uma das formas de ajudar a Fundação Infantil Ronald McDonald e os seus projetos é participar na Campanha McSorriso nos 167 restaurantes McDonald’s de todo o país, e que este ano decorre de 23 a 25 de novembro, durante os quais, na compra de um McMenu® ou McMenu Grande, os restaurantes contribuem com 25 cêntimos para apoiar a Fundação Infantil Ronald McDonald.

Fazer donativos, adquirir presentes solidários ou ser voluntário das Casas ou do Espaço Familiar Ronald McDonald são algumas outras formas de ajudar a fundação a continuar a apoiar de forma gratuita as famílias das crianças em tratamento hospital. Veja as fotos: