Lifestyle

Vem aí chuva e descida das temperaturas

As temperaturas vão descer entre 2 e 5 graus Celsius a partir de quinta-feira, dia em que está prevista chuva, que poderá ser intensa em alguns locais de Portugal continental.

“A partir de quinta-feira já vamos ter um padrão meteorológico mais compatível com o outono”, disse à agência Lusa a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) Maria João Frada.

Para segunda e terça-feira ainda está previsto céu pouco nublado ou limpo com subida dos valores da temperatura máxima na ordem dos 3 a 5/6 graus nas regiões do Norte e Centro, em especial no litoral oeste.

“Vamos ter temperaturas máximas que no litoral oeste vão variar entre os 24 e os 28 graus e na zona do Vale do Tejo, em Santarém, estará perto dos 30 graus. Amanhã [terça-feira] não há alterações significativas, ou seja, continuam as temperaturas elevadas para esta altura do ano. De notar que as mínimas já são substancialmente mais baixas do que em setembro”, adiantou.
.
“Na quarta-feira prevê-se muita nebulosidade que vai afetar a região sul porque temos uma depressão a oeste da Madeira que vai deslocar-se para leste (…). Tem uma massa de ar relativamente quente associada com conteúdo de vapor de água elevado que depois no seu deslocamento por leste vem por sul começando a afetar o continente de sul para norte”, explicou.

No que diz respeito à precipitação, Maria João Frada disse que na quarta-feira “é pouco provável, mas a acontecer será no Sul e sem significado”.

Segundo a meteorologista do IPMA, “na quinta-feira, já teremos nebulosidade em todo o território com passagem de uma superfície frontal e até com alguma atividade que dará precipitação na generalidade do território, que pode ser intensa em alguns locais. A partir da tarde prevê-se uma melhoria”.

De acordo com Maria João Frada, na quinta-feira prevê-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 2 e 5 graus e depois não haverá grandes alterações.

“Portanto, os dias mais quentes serão hoje e amanhã e depois há uma tendência para começar a descer com a nebulosidade e a precipitação. No fim de semana, a situação deverá manter-se”, disse.