Atualidade

Temperaturas vão chegar aos 36 graus

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê muito calor para esta quinta-feira, dia 28, com Beja a ser a cidade mais quente do país (os termómetros vão tocar nos 36º). Estas temperaturas de verão vêm acompanhadas com risco muito alto à exposição ultravioleta em 21 regiões do continente e da Horta, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada e Funchal.

Segundo o IPMA, Aveiro, Beja, Bragança, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora,Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu e Vila Real estão com risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV).

Além disso, o instituto adianta que as regiões de Horta, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada (Açores) apresentam igualmente risco alto de exposição, bem como o Funchal (Madeira).

O IPMA prevê ainda uma pequena subida de temperatura nas regiões do interior Norte e Centro.

Em Lisboa, as temperaturas vão variar entre 20 e 31 graus Celsius, no Porto entre 18 e 29, em Bragança entre 10 e 29, em Viseu entre 15 e 30, na Guarda entre 11 e 27, em Coimbra entre 16 e 33, em Leiria entre 12 e 33, em Castelo Branco entre 18 e 34 e em Évora entre 14 e 34.

Beja será a cidade mais quente, com previsões de 36 graus celsius, seguida de Évora com 35 enquanto no sul do pais as máximas vão chegar aos 28 em Faro.

A partir de amanhã, sexta-feira, as temperaturas vão baixar ligeiramente.

Risco elevado de incêndios
Devido ao calor, nove concelhos do centro do continente apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o site do IPMA. Os concelhos de Gois e Pampilhosa da Serra, distrito de Coimbra, Pedrogão Grande e Castanheira de Pera (Leiria), Vila de Rei, Oleiros e Sertã (Castelo Branco), Mação e Sardoal (Santarém) apresentam hoje risco máximo de incêndio.

O instituto colocou também em risco muito elevado de incêndio seis concelhos do distrito de Faro, além de outros 43 distritos de norte a sul, estando o restante mapa de Portugal continental pintado a laranja, cor que revela que os concelhos estão com risco elevado de incêndio.