Atualidade

Pais de Melania Trump já são cidadãos norte-americanos

Viktor e Amalija Knavs, os sogros do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, receberam os papéis que fazem deles cidadãos norte-americanos na passada quinta-feira.

“Correu tudo bem e eles estão muito gratos a desfrutar este momento com a família”, afirmou Michael Wildes, o advogado que tratou de todo o processo em nome do casal.

Os pais de Melania Trump dirigiram-se a departamento federal em Nova Iorque para assinar todos os papéis necessários, respeitando o protocolo conduzido pelo diretor distrital do USCIS (Serviços de Imigração e Cidadania), Thomas Cioppa, e que não demorou mais do que 20 minutos.

Na cerimónia, todos os estrangeiros pousam as mãos sobre o coração e prometem “lealdade à bandeira norte-americana e à nação que ela representa”. Os Knavs são naturais da Eslovénia, mas viviam nos Estados Unidos há alguns anos com um green card (cartão de residência permanente), que terão obtido por serem familiares de Melania.

Todo o processo foi agora bastante falado por beneficiaremos de uma lei que facilita a imigração de quem já tem familiares (cônjuge, pais, filhos ou irmãos) que sejam cidadãos americanos. Curiosamente esta é uma lei que Trump quer restringir, alegando que se trata de uma via aberta para os terroristas entrarem na América.

O presidente pretende que a mesma se aplique apenas aos cônjuges e filhos menores de 18 anos. “A imigração em cadeia [chain migration] tem de acabar agora”, escreveu no Twitter em novembro, acrescentando: “Algumas pessoas vêm e trazem a família toda com eles, e podem ser pessoas verdadeiramente más. Isso não é aceitável”.

De acordo com a legislação, os estrangeiros que queiram pedir cidadania precisam de ter residência permanente no país durante pelo menos cinco anos, além de terem de provar conhecimentos sobre a história e os costumes dos EUA.