Atualidade

Melania Trump: A futura Primeira-Dama dos EUA que veio da Eslovénia

Era a mulher troféu de qualquer milionário que se preze. Posou nua, quando era modelo, e desde que conheceu Donald Trump passou de imigrante vinda da Eslovénia a mulher com uma vida de luxo.

Melania Trump esteve quase sempre na sombra do marido durante a campanha eleitoral, sendo preterida pela enteada Ivanka. E foi propositado. Não tem experiência em política e não tinha muito para acrescentar aos eleitores norte-americanos. Até porque quando discursou, foi acusada de plagiar o texto de Michelle Obama.

Além de que não é o tipo tradicional de esposa. E os republicanos possuem uma visão tradicional do casamento.

Na noite em que Donald Trump foi eleito, Melania manteve-se discreta e atrás dele. Até o filho mais novo, Barron, mereceu mais comentários dos internautas.

Mas quem é esta mulher, de 46 anos, e mãe do filho mais novo, com 10 anos, do novo presidente dos EUA?

donald-e-melania-trump

Melanija Knavs (que mudou o nome para Melania Knauss quando começou a carreira de manequim) nasceu em Sevnica na ex-Jugoslávia, atualmente Eslovénia. Filha de um gerente de uma concessionária e de uma costureira, foi descoberta pelo fotógrafo Stane Darko quando era adolescente.

Assinou por uma agência de modelos de Milão e foi fotografada para revistas e catálogos. Chegou aos Estados Unidos da América em 1996. A sua beleza e uma altura superior a 1,80 metros ajudaram a que figurasse na capa das revistas ‘Sports Illustrated’ e ‘Harper’s Bazaar’.

Em 2000 posou nua para a edição britânica da revista ‘GQ’. Pouco depois começou a namorar com o futuro marido, que conheceu em 1998 na Semana da Moda de Nova Iorque. Trump ficou fascinado com a sua beleza, mas Melania, que o viu acompanhado por uma mulher, resistiu a trocar contactos. Até que ela – sim, ela – decidiu ligar-lhe para um dos vários números que Donald lhe tinha dado.

A modelo e o empresário, que se divorciou de Marla Maples, iniciaram a relação envolta em polémica. Ela tinha 29 anos e ele 54, tendo sido portanto acusada de ser uma ‘caça-fortunas’. Mas pelos vistos há muito amor. E sexo.

“Temos um sexo incrível pelo menos uma vez por dia”, garantiu a eslovena na altura.

Casaram-se numa cerimónia faustosa, como não podia deixar de ser, em 2005 num resort de luxo em Palm Beach. O vestido de noiva era de Christian Dior, custava 100 mil dólares (cerca de 90 500 euros) e demorou 500 horas a ser feito. Hillary Clinton, rival de Trump nestas eleições, foi ao casamento.

No ano seguinte nascia o filho de ambos, Barron William Trump. A modelo diz que não é vista em cerimónias e viagens ao lado do marido porque “alguém precisa de cuidar” do filho.

Melania será a Primeira-Dama, desde Louisa Adams, mulher do presidente John Quincy Adams, a nascer fora dos Estados Unidos. Mas foi a primeira a posar nua.

Naturalizou-se americana e se não tivesse casado com Trump não precisava de estar muito preocupada com o facto de ser imigrante. Se fosse mexicana ou latina, seria pior.

Fala quatro línguas e lançou o seu próprio negócio de joalharia. Resta ver como será no novo papel.