Atualidade

Fernando Pimenta sagra-se campeão do mundo de canoagem

É ouro e é inédito! Este sábado, o português Fernando Pimenta sagrou-se campeão do mundo em K1 1.000 metros, nos Mundiais de canoagem que decorrem até domingo em Montemor-o-Velho.

Em Mundiais, o tricampeão europeu tinha conquistado o bronze em 2015 e a prata em 2017, mas faltava o título agora garantido.

O atleta de Ponte de Lima estava confiante depois de ter vencido a sua semifinal em 3.32,986 minutos, impondo-se aos medalhados com prata e bronze nos Europeus, o húngaro Bálint Kopász e o alemão Max Rendschmidt, por meio segundo e 1,030, respetivamente, e garantindo uma das três vagas em disputa.

“Foi uma boa semifinal. Vínhamos os três medalhados dos Europeus. Havia o francês, já com pódios nos Mundiais, o búlgaro, que tinha sido vice-campeão do mundo, e o esloveno, com medalhas em Taças do Mundo. Éramos seis/sete atletas para três lugares. Sabia que ia ser exigente, mas assim é que dá gosto. Tinha dito ao meu treinador que me tinha saído a fava com a meia-final mais puxada”, assumiu Pimenta antes da final e com pouco mais de duas horas para descansar.

Dormiu bem, acordou bem-disposto e com a família e amigos por perto, como que a jogar em casa, Fernando Pimenta sagrou-se o melhor do mundo na categoria K1 1000. Amanhã, defende o título mundial de K1 5.000, distância não olímpica.